sexta-feira, 5 de maio de 2023

Sobre o filme «O Rei Perdido» de Stephen Frears, 2022



















Este, seguramente, não é um dos bons filmes de Stephen Frears. Se calhar, até nem será de todo um bom filme, totalmente obliterado pela figura da historiadora amadora Philippa Langley (Sally Hawkins), mal vestida, meio-aparvalhada, híper-activa, entre a depressão e a obsessão, sofrendo de cansaço extremo, que adopta a figura Ricardo III (1452-1485) (Harry Lloyd) como filho adoptivo e que lhe aparece (vezes demais) na sua frente, em corpo, espírito, sonho ou fantasma. Bem mais sustentada e credível é, sem dúvida, a figura do seu marido-ex-marido John Langley (Steve Coogan).

Contudo, e a descrédito da Universidade de Leicester (e dos seus hipócritas financiamentos), para lá de todas as entidades oficiais descrentes, Philippa, teimosa que nem um burro, leva a sua avante e consegue desenterrar o corpo do rei maldito para que este tenha umas exéquias dignas, ostentando as armas da sua casa real.

Apesar do filme insistir numa série de gags apalermados, Stephen Frears tem um impagável dom cinematográfico e uma vocação irreprimível para denunciar injustiças e vai buscar o livro que a própria Philippa Langley escreveu para expor a sua obsessão vencedora, contra tudo, contra todos, contra o Reino de Sua Majestade, contra a peça de William Shakespeare, obviamente pago para dizer mal de Ricardo III, o último da dinastia Plantageneta, morto na Batalha de Bosworth, dito usurpador do trono aos Tudor, e por isso mal enterrado e perdido (até 2012) numa desaparecida abadia em Leicester. Enfim, a complicação da Guerra das Rosas!

Um filme que vale a pena ver apenas para constatar que a verdade e o teatro, a realidade e o cinema, são coisas que valem muito mais que certos tiques universitários e outros tantos truques monárquicos.

Viva a República!


jef, maio 2023

«O Rei Perdido» (The Lost King) de Stephen Frears. Com Steve Coogan, Sally Hawkins, Shonagh Price, Helen Katamba, Lewis Macleod, Jenny Douglas, Benjamin Scanlan, Adam Robb, Harry Lloyd, Robert Jack, Sarah MacGillivray, John-Paul Hurley, James Rottger, Jessica Hardwick, Bruce Fummey. Argumento: Steve Coogan, Jeff Pope, Michael Jones, Philippa Langley baseado no livro “A Procura de Ricardo III”. Produção: Steve Coogan, Christine Langan, Dan Winch, Philippa Langley. Fotografia: Zac Nicholson. Música: Alexandre Desplat. Guarda-roupa: Rhona Russell. Grã-Bretanha, 2022, Cores, 108 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário