segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Sobre o filme «Falling – Um Homem só» de Viggo Mortensen, 2020.
































Quando entra David Cronenberg em cena, a representar Dr. Klausner, urologista que vem testar o estado de saúde a Willis (um fabuloso e omnipresente Lance Henriksen!) fico mais atento.

No final, o realizador Viggo Mortensen (o actor de «O Senhor dos Anéis») faz um agradecimento especial a Agnès Varda que o terá aconselhado a deixar o espectador descobrir a história que quer ser contada.

Ainda na ficha final é referido ser o próprio realizador o compositor (e o pianista) da bela banda sonora (à laia de Clint Eastwood).

Diz que o director da fotografia é Marcel Zyskind que transforma o filme numa poética quase bucólica visão de uma América passada e triste, agressiva e retrógrada, entre a cubana Baía dos Porcos e a sombra sangrenta do Vietname.

É dessa América a preto e branco que John (Viggo Mortensen) vai resgatar o velho ressabiado pai para que não fique sozinho na quinta, trazendo-o para Los Angeles onde ele vive com o marido Eric (Terry Chen), de origem oriental, e a filha adoptiva de ambos, Mónica (Gabby Velis), de origem mexicana. Quando Willis chega a casa do filho aponta para o postal de Barak Obama “Yes, We Can!”, pregado na porta do frigorífico, e pergunta: «Tu também votaste naquele preto?».

E o mote está dado para um filme que confronta uma América exclusiva, a preto e branco, com uma América inclusiva, futura e a cores. Uma história contada por sucessivos flashbacks e conflitos de gerações, onde o afecto é sublimado ou sublinhado por esse lastro de memória que o presente deseja melhorar, dourando a pílula, fazendo o silêncio de resignação ou o ódio calado de John confrontar o exasperante e odioso pai.

Um filme dramático adoçado por um inevitável humor subliminar, muito bem contado por um estreante na realização.

Viggo Mortensen, um realizador a ter muito em conta.


jef, setembro 2021

«Falling – Um Homem Só» (Falling) de Viggo Mortensen. Com Viggo Mortensen, Lance Henriksen, Sverrir Gudnason, Laura Linney, Terry Chen, Hannah Gross, Carina Battrick, Ava Kozelj, Gabby Velis, Bracken Burns, Liam Crescitelli, Luca Crescitelli, Grady McKenzie, Eienne Kellici, William Healy, David Cronenberg, Henry Mortensen. Argumento: Viggo Mortensen. Fotografia: Marcel Zyskind. Música: Viggo Mortensen. Canadá / Grã-Bretanha, 2020, Cores, 112 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário