quarta-feira, 24 de junho de 2015

A música por experiência








Menos clássica, mais romântica, de toada groovy ou ajazzada, pimba ou dodecafónica, polifónica, menos profissional, mais amadora, comercial, publicitária, canto gregoriano, cante alentejano… A música. Descobrir qual o princípio vital que leva tantos a perder tanto tempo e a gastar tanto dinheiro com a música não é tarefa imediata.

Sequer questão importante.

Uma coisa é certa: a música é efémera, finita e somática. Acaba e começa no corpo, no ponto exacto onde o espírito desperta e as células experimentam.

Pode dizer-se que, por experiência, a música é psicossomática.

É a realidade de «Talbot», álbum fabricado pelo punho estético e pela memória celular de Paulo Romão Brás e Miguel Ferreira.

Será «Talbot» um disco de canções? Talvez… Será um disco de pop electrónica? Música para dançar? Talvez… Talvez seja tudo isso e um pouco mais. As recordações sobrepõem-se a tudo o que foi construído musicalmente e depois desconstruído pelo ciclo sonoro dos dias seguintes. A esses ciclos de cópia e destruição chamarei, repito:

Experiência

de quem a idealizou primeiro e, depois, de quem a escuta e continua a idealizar, de quem a ensaia, talvez, a dance.

Quem já cantou ou tocou ou dançou sabe que a música é pura abstracção realizada pelo corpo. Logo, a música de «Talbot» é física.

«Talbot» é coisa simples: transporta as recordações e os códigos musicais para que experimentemos o futuro. Só isso!

E, já agora, «música experimental» não existe, por pleonasmo!

[nota: a orientação gráfica é da equipa de design do Ophelia Estúdio / Cristiana Couceiro. Ouvem-se as vozes de Cláudia Efe, Lydie Barbara e Ana de Barros; a guitarra de Nuno Lima; a guitarra portuguesa de M-Pex e a mestria de Armando Teixeira na masterização. As palavras ditas e cantadas são escritas pelos Talbot, Charles Baudelaire, Manuel Halpern e ainda por este humilde escrevinhador que aqui vai depositando alguns textos:

João Eduardo Ferreira]
junho 2015

«Talbot», Hob Recordings 2015
http://hobrecordings.tumblr.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário