sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sobre o filme «Deus Branco» de Kornél Mundroczó (2014)















Ora aqui temos um filme ligeiramente tolo…
…ou estarei eu a ver mal a coisa?
Qual a razão de tanta violência contra tantos rafeiros? (E eu que gosto tanto de gatinhos e cãezinhos apesar de não os «postar» no facebook!) Qual a justificação de tanto rancor contra a bonita e jovem trompetista Lili (Zsófia Psotta)? 
E, por favor, não comparem o filme com as obras-primas: «Os Pássaros»  de Hitchcock (1963) ou «Lassie Come Home» (1963) com a nossa pequenina Elizabeth Taylor. Nem com os filmes realizados pela Walt Disney sobre a vida dos animais, lá para os anos 60-70 no século passado. Nem com as maravilhosas séries do Daktari, Flipper ou Skippy… Nem mesmo com o Inspector Max (o protagonista chama-se Hagen / Max)... 
Não me digam que este filme recebeu o prémio Un Certain Regard no Festival de Cannes ou que os cães que participaram foram agraciados com o Palm Dog Award (melhor actuação canina num filme)!
Sim, tem uma bela banda sonora e todos aqueles maravilhosos vira-latas estão num programa para adopção. 
Vá lá, Hungria, que o cinema ajude a melhorar a ideia que eu tenho de certas negras tendências políticas aí da terra.


jef, junho 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário