quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Sobre o filme «Onde Estás, Bernadette?» de Richard Linklater, 2019
















Parece-me que este filme saiu um pedacinho ao lado da intenção do realizador de filmes-teatro com actores-irmãos que figuram e configuram o espaço como se fosse deles. Assim acontecia em «Boyhood – Momentos de Uma Vida» (2014), «Antes do Amanhecer» (1995), «Depois do Anoitecer» (2004) ou «Depois da Meia-noite» (2013).

Aqui, Cate Blanchett faz de Bernadette Fox, uma arquitecta de renome que, após um desaire de engenharia ou de finanças em certo projecto, sai de Los Angeles para Seattle e centra-se na família e na sua nova casa, um palacete arruinado, afugentando tudo e todos os que lhe passam pela frente. Excepto a sua filha Judy (Judy Greer) que propõe para prémio de fim de curso uma ida em família à Antárctica. Contudo, as coisas complicam-se e ela resolve fugir sozinha.

O problema é que nem Cate Blanchett consegue vingar na torrente de palavreado que a ansiedade paranóica da personagem lhe exige, nem o filme consegue sair por um instante do registo de telefilme de domingo à tarde. Chuvoso.

Nem há suficiente paisagem gelada, nem um único pinguim-imperador, e só de relance vislumbramos a maravilhosa fotogenia de Cate Blachett.

jef, dezembro 2019

«Onde Estás, Bernadette?» (Where'd You Go, Bernadette) de Richard Linklater. Com Cate Blanchett, Kristen Wiig, Judy Greer, Laurence Fishburne, Billy Crudup, Megan Mullally, Emma Nelson, James Urbaniak, Troian Bellisario, Zoe Chao. Argumento: Rchard Linklater, Holly Gent e Vincent Palmo Jr. segundo o romance com o mesmo nome de Maria Semple. EUA, 2019, Cores, 109 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário