quinta-feira, 2 de março de 2023

Sobre o filme «Os Espíritos de Inisherin» de Martin McDonagh, 2022




















Soa-me a que este filme, na origem da ideia do realizador, deveria ser uma comédia negra sobre as consequências psicológicas da insularidade, do isolamento, da solidão e das características culturais tão particulares e obscuras que envolvem a Irlanda e a sua história política e social. 

Contrata dois grandes actores para fazerem os difíceis papéis de dois amigos abstractamente desavindos: Colin Farrell que encarna o meio-néscio pastor Pádraic Súilleabháin e Brendan Gleeson para o papel do músico violinista meio-bronco Colm Doherty, e envolve-os numa sociedade asfixiada como numa placa de petri e ultra-policiada, supersticiosa e claustrofóbica como um rochedo atirado para o fundo do mar. 

Coloca tudo em contraponto com uma mulher educada e crítica, a irmã de Pádraic, Siobhán Súilleabháin (Kerry Condon), que deve fugir da ilha. Veste-os com um extraordinário guarda-roupa de passerelle (Eimer Ni Mhaoldomhnaigh), envolve-os numa paisagem milimétrica fabricada por uma fotografia talentosa (Ben Davis) que em certos enquadramentos fez-me revisitar Bodega Bay de Hitchcock. Coloca as personagens a falar com diálogos circulares e minimalistas, ameaçando a popular teatralidade. Tudo cercado por belos e ternurentos animais domésticos.

Contudo, no universo tenso, ansioso, angustiado e bélico em que actualmente o espectador vive, e sabendo que uma obra de arte deve assumir o seu papel fundamental, não de moralizar, mas de tornar inteligível e estético, respeitando o universo que abraça, parece-me que o filme se afasta de qualquer assomo de ironia, sarcasmo ou comicidade para tornar-se somente uma piada de mau gosto.

E se este mundo estivesse nas mãos e nos amáveis argumentos de Jim Jarmusch, Tim Burton ou Aki Kaurismäki?

Ou serei eu que, por estes dias, ando muito sensível e a ver os filmes de Abbas Kiarostami e Ingmar Bergman.


jef, fevereiro 2023

«Os Espíritos de Inisherin» (The Banshees of Inisherin) de Martin McDonagh. Com Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon Pat Shortt, Gary Lydon, Jon Kenny, Barry Keoghan, Sheila Flitton, John Carty, Oliver Farrelly, Lasaírfhiona Ní Chonaola, David Pearse, Bríd Ní Neachtain, Aaron Monaghan. Argumento: Martin McDonagh. Produção: Graham Broadbent, Peter Czernin, Martin McDonagh. Fotografia: Ben Davis. Música: Carter Burwell. Guarda-roupa: Eimer Ni Mhaoldomhnaigh. Irlanda, Reino Unido, 2022, Cores, 114 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário