terça-feira, 24 de setembro de 2024

Sobre o filme «Beetlejuice Beetlejuice» de Tim Burton, 2024




















Dentro do mundo “Tim Burton” encontramos um sub-planeta “beetlejuice”, uma espécie de série B-A onde parece não haver limites para uma certa extravagância cénica, para o absurdo da intriga. Todo o delírio alucinogénio é convocado, tendo por premissa que o presente delírio aparece para confrontar ou destronar a primeira loucura para crianças insalubres «Beetlejuice» (1988).

Já não pode contar com os fantasmas do casal Adam e Barbara Maitland (Alec Baldwin e Geena Davis), por razões que parecem óbvias, e sendo assim, o melhor é mesmo dar cabo de um pai de família no meio no oceano e do segundo pai de família no interior do rio Amazonas. Os tubarões e as piranhas agradecem numa desvairadíssima produção cénica. Depois temos Wolf Jackson (Willem Dafoe) que se move no cenário falso de um tal Dirty Harry, de uma agrafada e vingativa Delores (Monica Bellucci) que suga a energia vital como se suga o fumo do cigarro dos lábios do amante, reduzindo a pele e ossos o pequeno e limpador Janitor (Danny DeVito). E a filha de Lydia (Winona Ryder), Astrid Deetz (Jenna Ortega), fugindo da mansão assombrada Maitland vai encontrar um recatado rapaz, Jeremy (Arthur Conti), na noite de Halloween. Contudo nada no filme faz lembrar o negro romantismo de «O Estranho Mundo de Jack» (1993) ou «A Noiva Cadáver» (2005). Aqui o rápido desvario canta-se e dança-se numa espécie de exorcismo nostálgico dos belos tempos dos musicais dos anos 60 ou 70.

Todos fogem de todos cruzando as histórias e os medos, os sonhos e os pesadelos, evitando ou pronunciando por três vezes a palavra proibida. Dada as oníricas cenas finais é inevitável não sermos agarrados, mais ano menos ano, por «Beetlejuice Beetlejuice, Beetlejuice».


jef, setembro 2024

«Beetlejuice Beetlejuice» de Tim Burton. Com Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O'Hara, Annie McEnroe, Jenna Ortega, Justin Theroux, Willem Dafoe, Monica Bellucci, Arthur Conti, Nick Kellington, Santiago Cabrera, Burn Gorman, Danny DeVito, Sami Slimane, Amy Nuttall, Charlie Hopkinson, Liv Spencer, Skylar Park, Matthew Lyons, Jane Leaney, David Ayres, Sophie Holland, Walles Hamonde, Max Pemberton, Rebecca O'Mara, Adam Speers, Daryl Kwan. Argumento: Alfred Gough, Miles Millar segundo a história Alfred Gough, Miles Millar e Seth Grahame-Smith. Produção: Tim Burton, Dede Gardner, Jeremy Kleiner. Fotografia: Haris Zambarloukos. Música: Danny Elfman. Guarda-roupa: Colleen Atwood. EUA, 2024, Cores, 105 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário