quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Sobre o filme «Roda Gigante» de Woody Allen, 2017




















Na cena final, Ginny (Kate Winslet) regressa ao exterior, à brisa do anoitecer, saindo do palco envidraçado, da claustrofobia, do calmo desvario onde entrou. Aproxima-se da plateia de vestido comprido, maquilhada, talvez louca, talvez alcoolizada. Vem só. Repete, mais uma vez, que não irá à pesca com o marido no fim-de-semana.

Sem saber bem por que razão, esta cena lembrou-me Gloria Swanson, a Norma Desmond a descer a escadaria do «Crepúsculo dos Deuses» (Billy Wilder, 1950) ou Elizabeth Taylor, a Maggie Pollitt em «Gata em Telhado de Zinco Quente» (Richard Brooks, 1958).

Também me fez lembrar os últimos dramas femininos que Woody Allen criou para as arrebatadoras Scarlett Johansson («Match Point», 2005) e Cate Blanchett («Blue Jasmine», 2013).

Woody Allen é único nessa presunção de que o teatro é rei e senhor entre a tragédia e a comédia, entre o sentir plástico de cada cena e o deslumbramento estético tão feérico e demente como o mar infinito que observa de perto o Parque de Diversões de Coney Island. Tudo é risível e profundamente triste. Aqui tudo brilha. As cores da feira, a praia repleta de banhistas, belas e aprimoradas, e banheiros apessoados que gostam de teatro de Eugene O’Neill, da tragédia grega e moram em Greenwich Village - Mickey (Justin Timberlake). Por contraste, os feirantes vivem naqueles anos 50 que tentavam sair da memória quente de uma grande guerra e aproximavam-se de terríveis guerras mais frias.

Aqui o romantismo é existencialista. A brutalidade é interior e a esperança termina em resignação. Ginny, como Norma Desmond ou Maggie Pollitt, parecem desmoronar-se e com elas o mundo que as sustenta. Afinal, o tempo nunca é o suficiente para obviar o destino. Aprendemos isso com Tennessee Williams mas também com Anton Tchekhov. Aprendemos também com Ingmar Bergman, com John Huston e com Woody Allen que tão bem os secunda.

O que seria o final do ano sem o luminoso teatro de Woody Allen?

jef, dezembro 2017

«Roda Gigante» (Wonder Wheel) de Woody Allen. Com Kate Winslet, Juno Temple, Justin Timberlake, James Belushi. EUA, 2017, 101 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário