segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Um Auto de Natal






O Auto de Natal que a Igreja da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa leva a cena é um caso sério.

«Fio de Natal». Vai na 14ª edição. Tem música, bailado e encenação. É bom teatro feito por todos para todos. Traz miudinhos, miúdos, adolescentes, graúdos e mais do que graúdos, àquele palco-altar. É popular e sério. Muito antigo e tão perto. Diverte e comove.
É a história do nascimento de Jesus Cristo, pois então.

Ana Lázaro, a autora, escreve: «Contar uma história tantas vezes repetida não facilita a tarefa, pelo contrário. Implica uma responsabilidade que lhe é inerente: a de atribuir significado e significância a palavras que se disseminam entre a intemporalidade dos seus ecos. Fazê-lo no âmbito de um Projecto de tamanha conotação emocional, e sob a égide da Santa Casa, que promove valores de fraternidade num trabalho diário, incansável, e tecido por mãos e vozes tantas vezes anónimas, acresceu esse sentido de pesquisa e responsabilidade pessoal.»

Ouvir-se, pelo Natal, uma Estrela repetir bem alto,
«Todas as crianças são iguais, não importa a sua cor, raça, sexo ou religião. Todas as crianças têm o direito ao amor e à compreensão.
Todas as crianças têm direito à educação.»,
é obra!

Ainda vão a tempo. Hoje à tarde, 18 de Dezembro de 2017, pelo largo Trindade Coelho, numa das mais belas igrejas de Lisboa, haverá nova récita!
Quem nunca foi, verá como estou certo.

jef, dezembro 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário