quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Sobre o filme «Experimenter» de Michael Almereyd, 2015













Palavras-chave.
Autoridade / Consciência. Escolha /Obediência.
Verdade / Mentira. Condicionamento / Livre arbítrio.

1961. Adolf Eichmann era julgado em Israel e Stanley Milgram experimentava em seres humanos as suas teorias sobre psicologia social, nos Estados Unidos da América. Eichmann não enjeitou os crimes mas defendeu-se dizendo que “apenas” obedecia a leis e ordens. Milgram, mentindo, levava cobaias humanas a exercer o suposto sofrimento a semelhantes quando estes falhavam as respostas. A Obediência é estimulada. A Consciência, a Ética, a Moral, são questionadas e colocadas num plano secundário.

A questão fulcral é sugerida por uma aluna, quando lembra que, ao contrário das experiências em que Milgram mente aos “agentes da dor”, no Teatro a “mentira” é assumida conscientemente pelo espectador quando entra na sala de espectáculo. Deste modo, a fantasia, muda de figura.

Muito interessante é, exactamente, a questão teatral no filme em que Peter Sarsgaard (Stanley Milgram) discursa para a câmara, dialogando directamente com o espectador. Sasha Milgram (a bela e reaparecida Winona Ryder) faz o contraponto feminino, talvez o coro, tornando mais verdadeiro e complexo o propósito do realizador. Os cenários visivelmente construídos ou projectados em grande imagem sobre a tela, aproximam e humanizam o protagonista e o tema central do filme.

Esse tema tem por base uma frase que surge amiúde na arte contemporânea, vinda daquele que tinha alguma dificuldade em escolher. Søren Kierkegaard. “Só compreendemos a vida se olharmos para o passado, mas só a podemos viver se olharmos para o futuro”.

Muita atenção à banda sonora de Bryan Senti.

jef, agosto 2016


«Experimenter» de  Michael  Almereyd. Com Peter Sarsgaard, Winona Ryder, John Palladino, Anthony Edwards, Jim Gaffigan, Tom Farrell, Anton Yelchin, Winona Ryder, Jim Gaffigan, Anthony Edwards, Taryn Manning, John Leguizamo, Kellan Lutz, Dennis Haysbert. EUA, 2015, Cores, 98 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário