sexta-feira, 6 de julho de 2018

Sobre o filme «Contos Cruéis da Juventude» de Nagisa Oshima, 1960.

















Provavelmente, a única coisa que una este filme a uma certa perspectiva «clássica» do cinema de Mizoguchi ou Ozu ou Kurosawa, seja o sentido poético do título. Ou talvez não. A crueldade com que o tempo vai negando a juventude e a sua vocação para o amor é o tema de todos eles.

A crueldade é, assim, muitas vezes citada pela jovem Mako (Miyuki Kuwanu) após apaixonar-se por Kyoshi (Yusuke Kawazu), jovem universitário que toma a rebeldia dos actos por suposta independência afectiva. Mako atrai velhos endinheirados pedindo-lhes boleia, acabando estes por ser assaltados por Kyoshi.

Mako e Kyoshi vivem na margem, desejam a margem, passam ao lado da família, da cidade, da política que se manifesta na rua. A sua pressa está no centro. E o centro desta segunda longa-metragem do realizador está, como sempre esteve depois, na proximidade do corpo, dos lábios, do suor, das lágrimas.

O ecrã é enorme, os olhos dos espectadores aproximam-se da tragédia que se apresenta veloz, urgente, quebrada, sem se preocupar muito com a narrativa cronológica. As cores são feéricas, tal como a paixão que faz aproximar o hiato amoroso da incompreensão, negando-a, tal como na ópera romântica mas com grandes sublinhados jazzísticos, cores feéricas, néons, planos estilizados sobre cigarros, telefones, tecidos. Uma maçã é devorada vorazmente mas em longuíssimo plano, tornando-se o epitáfio que anuncia a morte. Nouvelle Vague. Noberu Bagu.

Vou-me lembrando de filmes que obrigaram o mundo a transformar-se: «West Side Story / Amor sem Barreiras» Robert Wise / Jerome Robbins, 1961; «Fúria de Viver» Nicholas Ray, 1955; «Esplendor na Relva» Elia Kazan, 1961; «Gata em Telhado de Zinco Quente» Richard Brooks, 1958; «Pedro, o Louco» Jean-Luc Godard, 1965; «Rumble Fish / Juventude Inquieta» Francis Ford Coppola, 1984.

Um filme a rever de olhos e ouvidos bem abertos. Nagisa Oshima será sempre um poeta assumido do corpo e da luz.

jef, julho 2018

«Contos Cruéis da Juventude» (Seishun zankoku monogatari) de Nagisa Oshima. Com Miyuki Kuwano, Yûsuke Kawazu, Yoshiko Kuga, Fumio Watanabe. Música: Riichirô Manabe. Japão, 1960, Cores, 96 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário