terça-feira, 3 de julho de 2018

Sobre o filme «Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé» de Gus Van Sant, 2018
















Gus Van Sant tem um fito, uma política, um tema. E, segundo esse propósito, já fez filmes como «Elephant» (2003), «Paranoid Park» (2007) ou «Milk» (2008). Contudo, o seu último parece colocá-lo na posição de cumprir agenda e suprir a lacuna no calendário que Hollywood exige, dramatizando a história real de alguém que a sociedade americana desconsidera muito considerando depois. Drama infalível. John Callahan (1951-2010), um destravado e criativo personagem que nunca abandonou o álcool, a velocidade sobre rodas e a atitude provocatória, mesmo quando acabou numa cadeira de rodas a fazer cartoons sobre os assuntos mais «fracturantes» do dia-a-dia da América.

Pouco mais se aprende neste melodrama.

Joaquin Phoenix (John Callahan) é óptimo no seu eterno papel do agressivo-mimado, chorão-despudorado, deficiente-rejeitado, ficando em segundo plano quando exposto à influência de Donnie (um extraordinário Jonah Hill), o seu guia espiritual, sensível, rico e homossexual. Donnie ofusca Callahan porque é o personagem que mais interessa ao realizador.

Nem a bela Annu (Rooney Mara) consegue retirar o lado mais sentimental, para não dizer piegas do argumento.

Nem os belos cartoons têm tempo de se mostrar à compreensão gráfica do espectador.

Nem os decores e guarda-roupa são devidamente realçados. Nem a música do mestre Danny Elfman brilha.

Apenas esse género de clivagem sincopada de planos em flash-back nos levam ao longo da história desse verdadeiro resistente da ironia alcoólica que foi John Callahan. Um bom telefilme de domingo.

jef, junho 2018

«Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé» (Don't Worry, He Won't Get Far on Foot) de Gus Van Sant. Com Joaquin Phoenix, Jonah Hill, Rooney Mara, Jack Black, Tony Greenhand, Beth Ditto e Kim Gordon. Música: Danny Elfman. EUA, 2018, Cores, 113 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário