sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Sobre o filme «Vidas Passadas» de Celine Song, 2023


















O amor inacabado ou o amor por cumprir é um tema delicado no cinema, contudo é um tema eterno. Nora (Greta Lee, em adulta) e Hae Sung (Teo Yoo, em adulto) encontram-se por três vezes na vida com intervalos de 12 anos. Companheiros e rivais de notas na escola aproximam-se ainda mais quando a família de Nora decide emigrar para o Canadá. Esta é a história. Nada mais. A história da chama desse amor inacabado ou por cumprir não se extingue. Ela está presente muito mais nos silêncios e nas ausências do que no diálogo ou na presença.

O silêncio e o modo de incómodo estruturante-fracturante que o desejo do amor provoca são os assuntos mais sólidos do filme, sustentados por dois grandes actores em modo de devoção latente e reprimida: Greta Lee e Teo Yoo. Talentosos e bonitos.

A distância continental e os diferentes modos culturais são o sedimento da inconsequência. Porém, as breves frases trocadas (num apuro de minúcia narrativa) e a fugitiva timidez dos olhares contêm todo o filme, todo o desejo, toda a desesperança e resignação.

É impossível não me lembrar de três obras-primas no tema do amor incumprido pelo gume do destino: «Breve Encontro» (David Lean, 1945); «Disponível para Amar» (Wong Kar-Wai, 2000) ou um outro, pelo qual me apaixonei recentemente, «O Som do Nevoeiro» (Hiroshi Shimizu,1956).

«Vidas Passadas» na sintomática simplicidade do seu título nunca ganhará óscares nessa Hollywood agora votada à inestética da violência digital, televisiva e gratuita. Na Hollywood contemporânea o amor não lhe faz sentido.


jef, fevereiro 2024

«Vidas Passadas» (Past Lives) de Celine Song. Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magar, Moon Seung-ah, Leem Seung-min, Ji Hye Yoon, Choi Won-young, Ahn Min-Young, Seo Yeon-Woo, Kiha Chang, Shin Hee-Chul, Jun Hyuk Park, Jack Alberts, Jane Kim. Argumento: Celine Song. Produção: David Hinojosa, Pamela Koffler, Christine Vachon. Fotografia: Shabier Kirchner. Música: Christopher Bear, Daniel Rossen. Guarda-roupa: Katina Danabassis. EUA / Coreia do Sul, 2023, Cores, 105 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário