quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Sobre o filme «Os Excluídos» de Alexander Payne, 2023

 
















Ver um filme de Natal em tempos de Quaresma é coisa muito interessante. 

Por outro lado, é bom ver um filme de Natal verdadeiramente clássico, daqueles que misturam a comédia e a lágrima de modo muito assertivo, onde se confrontam os tradicionais valores americanos (e do Ocidente e do Mundo) com esse modo dramático de os colocar em confronto com a situação psicológica e social de uma América do início dos anos 70 do século passado: uma mãe negra, gorda, cozinheira-chefe num colégio interno, que perdeu o filho na guerra do Vietnam, Mary Lamb. Uma bela mulheraça interpretada por Da'Vine Joy Randolph. Um aluno rebelde, magro, depressivo e angustiado, Angus Tully, que, por razões provocadas pela sua nova família, fica retido nas férias de Natal naquele inóspito colégio, interpretado pelo magnífico Dominic Sessa, que para seu maior azar, fica sozinho sob a vigilância do não menos inóspito professor de História Clássica, Paul Hunham. Quem dá corpo a esse terceiro ser rejeitado, entre o rancor, o álcool e a defesa pela justiça no Mundo, é o maravilhoso Paul Giamatti.

Ver um óptimo filme americano de Natal fora de época é bom! Faz pensar nos filmes de Frank Capra que são vistos por toda a família, que fazem lagrimejar e entusiasmar, onde a discriminação, a solidão, o abandono (ou a doença ou a guerra), lá aparecem mas dentro de uma comédia para os fazer sublinhar e melhor os compreendermos.

Fez-me relembrar que os filmes podem ser belos, éticos e inteligentes, realizados com subtileza e mestria, sem terem de nos massacrar com litros de sangue e ignomínia barata. Aqueles que eram vistos por todos com alegria. Vem-me logo à memória «O Milagre da Rua 8» (Matthew Robbins, 1987), «Always» (Steven Spielberg, 1989) ou «Os Ricos e os Pobres» (John Landis, 1983). 

Enfim, gosto de ver filmes de Natal em época de Paixão.


jef, fevereiro 2024

«Os Excluídos» (The Holdovers) de Alexander Payne. Com Paul Giamatti, Da’Vine Joy Randolph, Dominic Sessa, Carrie Preston, Brady Hepner, Ian Dolley, Jim Kaplan, Michael Provost, Andrew Garman, Naheem Garcia, Stephen Thorne, Gillian Vigman, Tate Donovan, Darby Lee-Stack, Bill Mootos, Dustin Tucker, Juanita Pearl. Argumento: David Hemingson. Produção: Bill Block e David Hemingson. Fotografia: Eigil Bryld. Música: Mark Orton. Montagem: Kevin Tent. EUA, 2023, Cores, 133 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário