sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Sobre o filme «Tudo o Que Imaginamos Como Luz» de Payal Kapadia, 2024



 
















Bombaim surge como o imenso cenário, belo e mutante, imparável. Personagem principal. Sobre ele, as vozes soam e contam-nos, por vezes rindo, por que é que a cidade é irresistível apesar de lhes roubar o tempo. Só depois, ante a ribalta, a cortina se abre e o palco surge. Estamos num hospital.

Três personagens femininas, enfermeiras e auxiliar, representam a humanidade – Prabha (Kani Kusruti), Anu (Divya Prabha) e Parvaty (Chhaya Kadam). Elas encerram toda a bondade e toda a resignação. Também a alegria, o amor e a revolta. Principalmente, toda a capacidade redentora do perdão.

Há muito que não se via um filme que sintetizasse tudo o que a memória do cinema parece representar, desde sempre – o melodrama, o humor, a consciência social e política, a beleza estética, a fotogenia, a emoção. Enfim, o eterno encantamento cinematográfico.

A câmara segue bem de perto as personagens, cola-se-lhes à pele de tal modo que nós não vemos mas sentimos cada pedaço ou cada alegria ou angústia ou cada revolta que reside, instante a instante, no seu interior daquelas figuras. (Bombaim continua no centro.)

Bombaim é o centro até ser deslocado para um litoral esquecido, silencioso, livre e lento. Inicia-se aí o segundo acto onde o esplendoroso argumento se desenvolve e nos remete para a conclusão de uma ternura invulgar.

No final, muito ao longe, numa praia nocturna e iluminada pelo colorido de algumas lâmpadas, alguém dança ao som dos auscultadores.

Comovi-me e sob a comoção não pude deixar de recordar um dos maiores filmes do mundo: «A Grande Cidade» (Mahanagar) (1963). O universo sentido pela câmara severa e serena de de Satyajit Ray.


jef, dezembro 2024

«Tudo o Que Imaginamos Como Luz» (All We Imagine as Light) de Payal Kapadia. Com Kani Kusruti, Divya Prabha, Chhaya Kadam, Hridhu Haroon, Azees Nedumangad, Anand Sami, Lovleen Mishra, Madhu Raja, Shweta Prajapati, Tintumol Joseph, Ardra K.S., Sisira Anil CK, Aparna Ram, Kashish Singh, Nikhil Mathew, Bipin Nadkarni, Snehalata Siddarth Tagde, Saee Abhay Limaye. Argumento: Payal Kapadia. Produção: Thomas Hakim, Julien Graff. Fotografia: Ranabir Das. Música: Dhritiman Das Topshe. Guarda-roupa: Maxima Basu. Índia / França / Países Baixos / Itália, 2024, Cores, 115 min.

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