segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Sobre o filme «Frankie» de Ira Sachs, 2019





















Fico sempre com a sensação que o realizador Ira Sachs deseja sempre mais de um filme do que depois acaba por concretizar. Aconteceu-me isso em «Homenzinhos» (2017) e «O Amor É Uma Coisa Estranha» (2014). Lança-se sobre argumentos prometedores, cenários bem idealizados, actores de excepção, diálogos convincentes mas, no final, fica tudo a saber a pouco. Tanto barulho por nada, já lá dizia o outro.

Aqui, a personagem principal é a vila e os arredores de Sintra. Deslumbrante, como ela é. No seu centro coloca um outro deslumbramento: Isabelle Huppert, essa actriz maior dos papéis transviados, fracturantes, dolorosos. Aqui ela é Frankie, uma actriz de sucesso, carreira bem cimentada mas com um final para breve, diagnosticado. No nevoeiro de Sintra, resolve chamar a família, a directa e a indirecta, para subirem até à Peninha e discutirem qualquer coisa como futuros por adiar e espólios por partilhar. Sem dúvida, a actriz é deslumbrante nesse seu lado de ser uma matriarca frágil mas de aço, destroçada mas mesmo assim dominadora. Contudo as personagens, no início, começam por se atropelar e eu fiquei baralhado com tanto parentesco e só assentei dentro do filme quando aparece a maravilhosa Marisa Tomei (Ilene), de ténis e cara lavada, ao receber uma inesperada proposta de casamento de Gary (Greg Kinnear). (Ela é melhor personagem do filme!) Não sei como a minha atenção deixou de estar presa a Isabelle Huppert e passou para Marisa Tomei. Erro meu ou talvez essa distracção voyeurista de olhar Sintra pelo lado turístico do cinema. Talvez alguma sonolência também…

Também as personagens são densas e bem arquitectadas, como Jimmy (Brendan Gleeson) ou Michel (Pascal Greggory), primeiro marido de Frankie. 

E Frankie obriga o filme a vergar-se perante a sua presença polarizadora. Sabe bem ver Sintra nas garras de Isabelle Huppert.

Só que Ira Sachs parece não ter garras para elas!

 

jef, agosto 2021

«Frankie» de Ira Sachs. Com Isabelle Huppert, Brendan Gleeson, Sennia Nanua, Marisa Tomei, Ariyon Bakare, Pascal Greggory, Vinette Robinson, Jérémie Renier, Greg Kinnear, Carloto Cotta, Márcia Breia, Manuel Sá Nogueira. Argumento: Ira Sachs e Mauricio Zacharias. Produção: Saïd Ben Saïd e Michel Merkt. Fotografia: Rui Poças. Música: Dickon Hinchliffe. França / Portugal, 2019, Cores, 99 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário