terça-feira, 31 de agosto de 2021

Sobre o filme «A Aventura» de Michelangelo Antonioni, 1960.



















«A Aventura» condensa todo o dicionário do olhar em Antonioni. Vemos este filme como se estivemos a ler Roland Barthes ou John Berger e a identificar a imagem que, a cada olhar (cada silêncio ou cada badalada de um sino), nos atrai e nos faz progredir emocionalmente na história.

E nesta, todos os personagens estão confinados numa ilha, num certo encantamento ou desespero. Todos aguardam, todos procuram, todos tentam encontrar um esconderijo, fugir. Mas ninguém parece encontrar alguém ou encontrar-se a si mesmo. Apenas Anna (Lea Massari), a fugitiva, é eficaz! Sandro (Gabriele Ferzetti) foge do passado de arquitecto frustrado e Claudia (Monica Vitti) da velha amizade com Anna, que a persegue como um espectro funesto tal como o olhar ávido das dezenas de homens sicilianos que a envolvem. Sandro e Claudia tentam amar-se ou amam-se verdadeiramente? No final, a mão sobre o ombro e as lágrimas não são totalmente elucidativas. Apenas estão contidas numa das cenas mais comoventes realizadas por Antonioni. Afinal, todos continuam sitiados e uma ilha é um espaço mais do que dramático, inexorável.

Tão importante na vida é o medo como o perigo, a luz como a arquitectura.

Mais forte que a presença, é a ausência.

Mais importante que a procura, é a fuga.

Mais forte que o amor, é o perdão.

Mais importante que a palavra dita ou escutada, é a imagem que fica cativa no olhar.

Assim dita a lei da beleza e da semiótica de Antonioni!


jef, agosto 2021

«A Aventura» (L’Avventura) de Michelangelo Antonioni. Com Monica Vitti, Gabriele Ferzetti, Lea Massari, Dominique Blanchar, Renzo Ricci, James Addams, Dorothy De Poliolo, Lelio Luttazzi, Giovanni Petrucci, Esmeralda Ruspoli, Enrico Bologna, Franco Cimino, Giovanni Danesi. Argumento: Michelangelo Antonioni, Elio Bartolini e Tonino Guerra. Produção: Amato Pennasilico. Fotografia: Aldo Scavarda. Música: Giovanni Fusco. Guarda-roupa: Adriana Berselli. Itália / França, 1960, P/B, 132 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário