domingo, 10 de julho de 2022

Sobre o livro «Vota» de André Ruivo. Xerefé Edições / Museu Bordalo Pinheiro, 2022













































Este pequeno livro com os desenhos de André Ruivo, – 10,5 x 15 cm, 32 páginas incluindo a capa –, contém, na penúltima, o aviso de que o jornal «A Paródia» (editado entre 1900 e 1907) encontra-se encadernado e por ali bem perto. «A Paródia» publicou as famosas ilustrações satíricas de Rafael Bordalo Pinheiro. «Vota» publica parte da obra de sátira, docemente social, ternamente política, que André Ruivo criou durante a recente residência artística no exacto Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A homenagem a um dos maiores vultos da imprensa humorística contemporânea, exposta nesse museu, em colectivo, agora e até ao início de Agosto.

Entre o apelo ao voto e o desejo de paz, alguém questiona por que estará o ar condicionado desligado; alguém adora meter conversa; alguém se irrita com os modos simpáticos da nova empregada. Portugal não será dos Pequenitos, antes, um “Little Portugal” onde se deseja que o Fascismo nunca mais volte e que o 25 de Abril permaneça alegremente para sempre.

Bordalo Pinheiro é mordaz, acutilante, por vezes implacável!

André Ruivo encontra no carinho pelas suas personagens bairristas o motivo social para a mudança, a vocação afectiva do futuro.

Bordalo Pinheiro e André Ruivo, a Mesma Luta Gráfica! Sempre!


jef, julho 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário