quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

«Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões» de Hirokazu Kore-eda, 2018



























Hirokazu Kore-eda transforma as suas ficções filmadas em parábolas sobre a infância, o abandono, a família, a lei cega e a sociedade “eficaz mas injusta”. Quase todas as suas fábulas são olhadas de uma perspectiva que vem de baixo, feita de pormenores de cenários, lapsos de encenação, inícios de conversa, traços e rictos que sugerem, perturbam e, por fim, conduzem até à moral terminante a citada parábola ou fábula.

Em «Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões», o facto de serem todos ladrões de bairro com o lema «roubamos sim, mas a loja não pode ir à falência», segundo o pai de família Osamu Shibata (Lily Franky) parece da menor importância. São bem sucedidos, a loja também. Mais forte é a opinião da avó Hatsue Shibata (Kirin Kiki) que afirma ser melhor uma família escolhida por nós pois assim as expectativas não serão goradas.» As crianças são envoltas em carinho e cumplicidade. Roubam muito bem, também. A família é unida e não importa se a casa é um tugúrio filmado entre os ângulos do Inverno expressionista e a luz do Verão impressionista. Uma família tão unida que Shota Shibata (Jyo Kairi) fica enciumado quando o pai Osamu encontra a pequena irmã Yuri (Miyu Sasaki) transida de frio e a leva até ao calor do lar. Shota tem dificuldade em chamar pai a Osamu.

Tudo corre bem até Shota se deixar apanhar com um saco de laranjas e partir uma perna.

Todos se protegem e mentem para libertar o semelhante amado do ónus que a sociedade lhes impôs. A culpa e o perdão são olhados como o são na natureza dos animais. Não existem. A culpa que a justiça cega os fez carregar vem de actos moralmente ilibados pela sobrevivência. Neste filme todos são crianças e animais abandonados numa sociedade veloz. Logo são, por isso, inimputáveis.

A libertação pela mentira e o afastamento pelo amor impossível estão resumidos nas últimas cenas de forma muito ‘shakespeariana’. Muito bela.

A feroz ternura deste filme, que tem tanto de contagiante e romântico como as pinturas de Henri Rousseau, venceu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.

jef, dezembro 2018
                                                                      
«Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões» de Hirokazu Kore-eda. Com Kirin Kiki, Sakura Ando, Mayu Matsuoka, Lily Franky, Sôsuke Ikematsu, Jyo Kairi, Miyu Sasaki, Yôko Moriguchi, . Japão, 2018, Cores, 121 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário