sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Sobre o filme «Um Verão de Amor» de Ingmar Bergman, 1951















«Sommerlek est le plus beau des filmes», disse Jean-Luc Godard. Depois escreveu mais, muito mais. Parece que Bergman não apreciou muito o estilo, o pedestal, o ‘elogio-elegia’ mais do autor do que de análise ao filme.

A realidade é que «Um Verão de Amor» é uma obra de uma beleza arrasadora e com uma construção narrativa perfeita onde a mestria de Bergman está contidamente à solta. Um enorme flash-back conta a história de dois amigos que se tornam amantes numas férias de Verão. Marie é uma Maj-Britt Nilsson luminosa e sombria que percorre a mesma ventosa floresta, agora invernosa, o mesmo palacete envolto numa poalha dourada de um Verão eternamente cristalizado na memória. O diário de Henrik (Birger Malmsten), escrito nesse Verão, separa as águas deste melodrama cujo final o transforma, afinal, numa espécie de epopeia triunfante, em poema épico e deslumbrante.

O filme move-se num mundo tão romântico e desabridamente libertador como num mundo povoado de penumbras e presságios, como a cultura greco-latina gostava de emoldurar os seus dramas.

A tia de Henrik (Mimi Pollak), jogando o xadrez de Bergman com o padre (Gunnar Olsson), lança-lhe uma praga, quase lei. Erland, o tio de Marie (Georg Funkquist), propõe uma longa viagem onde a construção de muros se torna eficaz. Elisabeth, a tia de Marie (Renée Björling) , lança um véu de censura e silêncio sobre a sala. Uma ave de rapina pia. Tudo é clássico. Tudo é romântico.

Copellius (Stig Olin) director do teatro, surge na sombra nocturna, mascarado de palhaço, e diz a Marie que só se consegue viver destruindo os muros. Marie desmaquilha-se ao espelho e confessa em voz-off que estranhamente se sente feliz. O bailado «Copelia» de Delibes vai começar.

«Um Verão de Amor» é irresistivelmente soberbo.

jef, dezembro 2018

«Um Verão de Amor» (Sommarlek) de Ingmar Bergman. Com Maj-Britt Nilsson, Birger Malmsten, Alf Kjellin, Annalisa Ericson, Georg Funkquist, Stig Olin, Mimi Pollak, Renée Björling, Gunnar Olsson, Christopher Lee. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Erik Nordgren, Delibes, Tchaikovsky. Suécia, 1951, P/B, 96 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário