quarta-feira, 8 de junho de 2022

Sobre o filme «Perceval, o Galês» de Éric Rohmer, 1978

 











O texto em octossílabos vem do livro do trovador francês do final do século XII, Chrétien de Troyes, e conta a história de um jovem determinado mas ingénuo por excessiva protecção materna, que resolve ir conhecer o mundo sem fim que gira em torno da gesta da cavalaria, da sua moral, do seu amor, da sua lealdade. O santo Graal está lá, assim como o Rei Artur, mas o que interessa mesmo é a devoção de Perceval por uma aventura que está contida, digamos concentrada, na declamação sintomática daquela poesia. O cenário é um modo de localizar a atenção no teatro que é a própria representação, que, afinal, é a própria verdade escutada.

Perceval toma à letra as indicações maternas e prossegue viagem, de aventura em aventura, de aprendizagem em aprendizagem, até esquecer o centro do mundo que é a sua mãe, até olvidar o próprio Deus a quem devia plena devoção.

Nesse momento a sua consciência será a sua penitência e redenção. Vê-se confrontado com aquela tarde santa em que Jesus é sacrificado pela ideia que lhe foi confiada. Perceval é Jesus e é morto. Assim renascerá Perceval perante o mundo e, assim, a viagem prosseguirá eternamente.

Pela graciosidade quase infantil com que esta história nos é contada, tocada e cantada, na minha memória, colocarei este filme muito junto de um outro monumento do cinema-teatro musical que é «A Flauta Mágica» de Ingmar Bergman (1975).


jef, maio 2022

«Perceval, o Galês» (Perceval le Gallois) de Éric Rohmer. Com Fabrice Luchini, André Dussollier, Solange Boulanger, Catherine Schroeder, Francisco Orozco, Deborah Nathan, Jean-Paul Racodon, Alain Serve, Daniel Tarrare, Pascale Ogier, Nicolaï Arutene, Marie Rivière, Pascale Gervais De Lafond, Marc Eyraud, Jocelyne Boisseau. Argumento: Éric Rohmer a partir do romance de Chrétien de Troyes. Produção: Margaret Ménégoz e Barbet Schroeder. Fotografia: Néstor Almendros. Música: Guy Robert. Guarda-roupa: Jacques Schmidt.França / Alemanha, 1978, Cores, 140 min.

               

Sem comentários:

Enviar um comentário