segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Sobre o filme «2 Dias em Paris» de Julie Delpy, 2007

















Penso. Neste filme, Julie Delpy talvez tenha ido longe de mais na caricatura de franceses e americanos.

Após a chegada à Europa para uma viagem de comboio até Veneza, e numa relação algo implicativa, Marion (Julie Delpy) e Jack (Adam Golberg), ela francesa, ele americano, regressam a Paris por dois dias para buscar o gato deixado, entretanto, na casa dos pais de Marion. Mas se a viagem a Itália não correu bem, a estadia em França não correr melhor.

Penso. Afinal, a caricatura vem de dentro, vem de quem conhece os dois lados, geneticamente. Como franco-americana, Julie Delpy pode brincar não só com americanos e franceses mas, acima de tudo, com o estereótipo que usualmente se constrói em torno dos dois povos. Até deve e tem o direito a essa brincadeira. O riso é o modo de melhor e mais sábio de sermos esclarecidos sobre qualquer assunto. Diria o grande escritor Rui Cardoso Martins.

Se as situações são reais, garanto, não o são. Se o fossem não era cinema, não era teatro. Jamais, em dois dias, Marion encontraria tantos ex-namorados, e Jack não se confrontaria com tantos medos paranóicos. Nunca Paris pareceria tão coincidentemente apaixonada. Em «2 Dias em Paris», Julie Delpy diverte-nos com os clichés mas sempre dando uso ao seu coração cheio de amabilidade familiar e urbana inteligência.

Penso. O filme é bem melhor do que esperaria. A cena final invoca uma das cenas fundamentais do cinema mundial. Os derradeiros minutos de «Viagem em Itália» de Roberto Rossellini (1954). Brincar com o intocável é de mestre!

jef, fevereiro 2018
                                                                      
«2 Dias em Paris» (2 Days in Paris) de Julie Delpy. Com Adam Goldberg, Julie Delpy, Daniel Brühl, Marie Pillet, Albert Delpy, Alexia Landeau, Adan Jodorowsky, Alexandre Nahon. Alemanha / França, 2007, Cores, 89 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário