quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Sobre o filme «The Florida Project» de Sean Baker, 2017.
















EUA, Florida, Orlando, Disney World, ou os seus arredores.
Arredores povoados de lojas de souvenirs, sumos de laranja e motéis para turistas disneyanos ou famílias de poucos dólares à beira de ficarem sem tecto se não pagarem a renda. Bobby (Willem Dafoe) anda numa roda-viva a cuidar de tudo e de todos, controlando, refilando, acarinhando. É um ‘cuidador’, como agora dizem os novos dicionários.

O espaço é amplo, muito amplo, muito colorido, onde as crianças vivem felizes e livres, fazendo os disparates a que têm direito em tempo de férias grandes. Um lugar onde mesmo as árvores que caem continuam a crescer e onde é permitido fazer belos safaris entre as vacas que pastam nos terrenos alagadiços que rodeiam o «Magic Castle – Inn & Suites».

Mas apesar de Bobby, do espaço e da liberdade, cada dólar conta para comprar a próxima refeição, para o divertimento, para o dia seguinte. Moonee (Brooklynn Prince), Scooty (Christopher Rivera), Jancey (Valeria Cotto), Dicky (Aiden Malik), as crianças têm disso uma consciência especial. A avó Stacy (Josie Olivo) ou a mãe Halley (Bria Vinaite), têm do dólar um entendimento diferente. Assim como Bobby que vai gerindo como pode as rendas, as malandrices dos putos, a segurança, o conforto de todos. E é reconhecido. O aplauso chega das grandes varandas-patamares quando restabelece a luz do motel. Bobby é o garante de que o mundo talvez continue a existir amanhã.

Este filme é uma parábola de um mundo terno mas em sofrimento, um mundo que sabe regular os conflitos internamente. O realizador pode ser discípulo de Ken Loach, Mike Leigh ou Stephen Frears, mas «The Florida Project» não usa o modo político como a maior parte dos filmes daqueles. Sean Baker entrega ao maravilhoso Willem Dafoe um papel dificílimo de polícia, pai, padre e silencioso profeta, não de líder ou agregador da ideia comum. 

A bela cena final representa metaforicamente a atitude do realizador ao perseguir a corrida de Moonie e Jancey, fugindo de um Magic Castle para outro Magic Castle ao som exuberante da sinfonia.

jef, fevereiro 2018


«The Florida Project» de Sean Baker. Com Willem Dafoe, Brooklynn Prince, Bria Vinaite, Valeria Cotto, Christopher Rivera, Aiden Malik, Josie Olivo. EUA, 2017, Cores, 111 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário