quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sobre o livro «A Devastação do Silêncio» de João Reis. Elsinore, 2018.













«Encontrava-me ali contrafeito.» 
Começa o romance de João Reis.
Um homem conta a um amigo as suas lentas peripécias num campo alemão para soldados aliados durante a guerra das trincheiras. Ele é graduado mas os papéis desapareceram. Tivesse ele a documentação e estaria noutro local, acomodado como oficial. Ali, tem de suportar a fome, sempre a fome, a imensa fome e a comichão…
… mas ao amigo (com dois bilhetes de comboio, porque um talvez seja pouco) não lhe interessa o dia-a-dia na caserna. Apenas lhe interessa um assunto muito particular que será narrado no final. Aguarda-o e escuta com mais ou menos bules de chá na sua frente.

Quem conheça as anteriores ficções de João Reis sabe que ele é um escritor que não se acomoda na facilidade, muito menos na moda. Não esperemos narrativas previsíveis. Contudo, a sua escrita está enraizada nesse existencialismo pós-romântico tão ao jeito do centro e do norte da Europa. Para nós, sempre a Leste. A angústia paciente de Kafka, a desorientação controlada de Knut Hamsun, a raiva estratégica de Dostoievksy. A narrativa truncada pelas reviravoltas da vida, sem incipit expectável ou final onírico.

Também o nosso personagem percorre a fome, a devastação do silêncio, a incompreensão do lugar e a disfuncionalidade da instituição. E sobrevive ao modo e ao seu tempo. Tal como os personagens de «A Liberdade de Pátio» de Mário de Carvalho (2013) ou «O Deserto dos Tártaros» de Dino Buzzati (1940).

p.s. E é um livro ilustrado pelos desenhos de Lord Mantraste. Capa dura e em papel coral de 80g. Uma maravilha.

jef, junho 2018


Sem comentários:

Enviar um comentário