quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Sobre o filme «Em Trânsito» de Christian Petzold, 2018





















O filme termina com «The Road to Nowehere» dos Talking Heads (‘Little Creatures’, 1985). A canção a encher todo o ecrã negro onde passam as palavras brancas do genérico final. Um choque anacrónico que nos obriga a ouvir as palavras cantadas como alegoria premonitória, de ontem, de hoje, talvez de sempre…
É isso que Christian Petzold deseja. Imagem fora do tempo de uma Europa actual, de refugiados e perseguições, sob o espectro do nazismo e sem telemóveis ou computadores. A história vem de um romance «Transit» de 1940, onde Anna Seghers narra as horríveis peripécias dos judeus em fuga que enchiam as cidades portuárias tentando embarcar a todo o custo para o Novo Mundo.
Georg (Franz Rogowski) é escorraçado até Marselha através de uma França progressivamente neutralizada pela invasão do estupor e pelas deportações. As identidades são trocadas, os afectos encontrados, as viagens desesperadas. Marie (Paula Beer), Melissa (Maryam Zaree), a mulher dos cães (Barbara Auer) são o contraponto feminino, o longo abraço que se anseia na solidão do exílio, um abraço que se pretende quase mais fraterno do que amoroso, de uma população exausta e perseguida, em demanda de papéis, passagens, passaportes, partidas.
Nada melhor do que colocar o espectador, nos dias de hoje, a sentir a angústia dos dias de ontem e lembrando quão próximos estão, novamente, os recentes migrantes dos velhos migrantes europeus. Nós somos eles! Um truque genial dentro de um filme cuja ternura, amizade e amor supremo suplanta a dor exausta que todo o deportado sentiu, sente e, infelizmente, sentirá!
Um filme que todos deviam rever, por ser necessário mas, acima de tudo, por ser belo.

jef, janeiro 2019
                                                                      
«Em Trânsito» (Transit) de Christian Petzold. Com Franz Rogowski, Paula Beer, Godehard Giese, Barbara Auer, Maryam Zaree, Matthias Brandt, Sebastian Hülk, Trystan Pütter, Emilie Preissac. Música: Stefan Will. Fotografia: Hans Fromm. Baseado no romance «Transit» de Anna Seghers (1944). França / Alemanha, 2018, Cores, 101 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário