terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Sobre o filme «O Amante Duplo» de François Ozon, 2017








Este filme, a meio caminho entre o erótico, o suspense e a decoração de interiores, centra-se na bela Marine Vacth a fazer de Chloé («Jovem e Bela», 2013) e no credível, e também muito bonito, Jérémie Renier (acólito dos irmãos Dardenne) a fazer dos psiquiatras Paul e Louis.


O filme começa com uma cena onde o cabelo de Chloé é enigmaticamente cortado, passando directamente para o espéculo da ginecologista e daí para o sofrido globo ocular da paciente que pede ajuda para uma consulta de psiquiatria, tentando ultrapassar uma dor abdominal permanente que talvez seja mais do foro psicológico. A dupla Chloé que deseja curar-se vai encontrar o médico Paul que, afinal, também é Louis, o irmão gémeo, com um passado duplo e misterioso. Este, Louis, tem um gato duplo do de Chloé que é, espantem-se!, um macho de três cores. Uma estranha trissomia no genoma zigótico, onde dois fetos gémeos se voltam logo a unir sendo o macho digamos “canibal” da fêmea, absorvendo-a e criando então a raridade felina. Raridade que sucede igualmente no género humano.

Nesse momento comecei a ficar um pouco confuso e a não entender se François Ozon mostrava gatos canibais, apartamentos de sonho com muitos espelhos e lençóis, se desejava fazer um filme de terror a sério, se um filme erótico a sério. Estava o dia 31 de Dezembro de 2018 a decorrer e a minha cabeça começou a divagar…

Para vidas (ou mortes) duplas só existe um filme, «Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes» de Alfred Hitchcock, 1958.

Para erotismo, belo, psicanalítico e de lógica onírica, basta-me «Belle de Jour» de Luis Buñuel, 1967.

Para escatologia estética e gemeológica, prefiro «Dead Ringers – Irmãos Inseparáveis» de David Cronenberg, 1988.

Para suspense, gatos assustados e seres estranhos a saltar de corpos puros prefiro sem dúvida «Alien – O 8º Passageiro» de Ridley Scott, 1979.

Para fantasia pura e intensa, medo e incompreensão deslumbrada, revejo «Eraser Head» de David Lynch, 1977.

Enfim, que venha um excelente 2019 para todos vós, que venham também mais filmes vistos nas salas de cinema!

jef, dezembro 2018
                                                                 
«O Amante Duplo» (L' Amant Double) de François Ozon. Com Marine Vacth, Jérémie Renier, Jacqueline Bisset. Sobre o livro «Lives of the Twins», de Joyce Carol Oates França, 2017, Cores, 107 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário