segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Sobre o filme «O Cavalheiro e a Arma» de David Lowery, 2018




















Ora aqui está um filme que é um achado. À antiga, 16 mm, como quando a América era grande e fazia boas fitas de polícias e ladrões. Não tínhamos de aturar a gravata vermelha  do Trump e o cinema americano tinha o instinto da diversão e não se via obrigado a cumprir um dos tais «assuntos fracturantes».

O realizador David Lowery faz o pleno. Um filme terno e delicado, sobre a realidade do ladrão de luva branca Forrest Tucker (Robert Redford) que fugiu 17 vezes da prisão e granjeou um crédito público de simpatia, até da parte do detective John Hunt (Casey Affleck) que ajudou na sua captura, também este um dolente e sentimental polícia. Robert Redford contracena com a doce Jewel (a maravilhosa Sissy Spacek!), e com dois outros cordiais gatunos, interpretados por Danny Glover e Tom Waits. Os diálogos são certeiros mas despretensiosos, os cenários nem parecem cenários, a banda sonora óptima. As cenas são rápidas e eficazes para tudo se completar numa deliciosa hora e meia de filme série B.

Acima de tudo, um filme sobre a bondade, o futuro da idade e do afecto. 
Sabe muito bem ver filmes destes!

jef, janeiro 2019
                                                                     
«O Cavalheiro e a Arma» (The Old Man & the Gun) de David Lowery. Com Robert Redford, Sissy Spacek, Casey Affleck, Danny Glover, Tom Waits, John David Washington, Tika Sumpter, Gene Jones, Elisabeth Moss. Fotografia: Joe Anderson. Música: Daniel Hart. EUA, 2018, Cores, 93 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário