quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Sobre o filme «O Professor Bachmann e a Sua Turma» de Maria Speth, 2021















Se existe um filme que justifica as 3 horas e 37 minutos de exibição, é este, pois devemos acompanhar as paisagens rural e urbana que se transformam e rodeiam a cidade de Stadtallendorf (Marburg-Biedenkopf / Hesse), bem no centro da Alemanha, durante um ano quase completo, digamos o ano lectivo que, segundo o calendário na parede da sala de aula, é o de 2016 /2017. Uma cidade industrial que desde há muito tem recebido imigrantes de todas as latitudes. (Pelos anos 30 do século passado, os motivos foram os piores.)

O tempo aqui é muito importante para que compreendamos efectivamente e  afectivamente a evolução daquela turma de não falantes de alemão como língua materna. Turcos, muitos turcos, russos, búlgaros, romenos, brasileiros… também para se entender a revolta, a timidez, o desenraizamento, mas também todas as outras questões que fazem parte do crescimento dos adolescentes dos 12 aos 16 anos.

O tempo para o professor Dieter Bachmann fazer da turma um ponto de compreensão, de tolerância e interajuda. Para ele se reformar. Também da professora Aynur Bal. Para ela estar quase a ter o bebé.

O filme mostra como o mundo cinematográfico não pode ser dividido por classes. Este é um documentário-não-documental. É um filme real e carinhoso sobre não uma turma mas o mundo inteiro. A realizadora Maria Speth toma nos braços, ternamente, aquele conjunto de actores-reais, de adultos que buscam também qualquer coisa no passado, de crianças que exigem do futuro, e vai transformar aquele ano lectivo numa obra de arte e demonstrar, sem sombra de dúvida, que a humanidade é una e indivisível.

(Sem esquecer a câmara de Reinhold Vorschneider, tão demorada na paisagem, com tanta acuidade e rapidez na sala de aula. Uma perfeição.)

Um dos grandes filmes de 2022, um verdadeiro serviço público que tem de ser visto agora mesmo, na altura em que se fala tanto de uma terceira (hedionda e absurda) guerra mundial.


jef, fevereiro 2022

«O Professor Bachmann e a Sua Turma» (Herr Bachmann und seine Klasse) de Maria Speth. Com Dieter Bachmann, Aynur Bal, Önder Cavdar. Argumento: Maria Speth, Reinhold Vorschneider. Produção: Maria Speth. Fotografia: Reinhold Vorschneider. Som: Oliver Göbel, Niklas Kammertöns. Alemanha, 2021, Cores, 217 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário