quarta-feira, 30 de abril de 2025

Sobre o filme «Vermiglio» de Maura Delpero, 2024


 
























A azul e branco ou o sofrimento da neve. Também o sofrimento da Primavera.

A grande guerra está a terminar e numa aldeia muito a norte na Itália montanhosa chegam dois desertores que devem ser escondidos. Um deles quase família do professor Cesare (Tommaso Ragno), o outro, forasteiro vindo do mais sul da Itália, Pietro (Giuseppe De Domenico). A família do professor é grande e em tempos de guerra tudo tem de ser esforçadamente conquistado e repartido entre todos. E todos têm uma história para contar, começando por Lucia (Martina Scrinzi), filha mais velha do professor, que não fica indiferente a Pietro. «Vermiglio» é uma história simples, tão simples como o frio da neve ou, depois, a ansiedade pelas cartas que chegariam através do Mediterrâneo, já na Primavera próxima.

Todas as histórias se cruzam quase em silêncio, como o nascimento dos bebés, ou a sua morte. Como a repressão do ódio adolescente ou da libido escondida. Como o amor devido a todos e por todos distribuído. Como o leite bem medido, como a refeição frugal pelo Natal. Como as notas e o aproveitamento dos alunos no final do ano lectivo.

O olhar melancólico e resignado pelo ciclo injusto da vida, um ciclo contudo inelutável. Um olhar feito essencialmente pela aproximação aos objectos que as mãos tocam, que os olhos observam como se fossem os objectos a contar a verdade sobre o sentimento que as personagens devem calar. Um olhar feminino acutilante e de uma beleza feroz onde a voz da mãe é a única a quem o grito de revolta é permitido.

Tal como no outro filme italiano, «As Quatro Voltas» de Michelangelo Frammartino (2010), a paisagem e a sua eterna mutação conduzem a narrativa pelo ciclo da vida e do retorno. Torna-se a personagem principal.

Filme de um belo e extremo romantismo.


jef, abril 2025

«Vermiglio» de Maura Delpero. Com Tommaso Ragno, Roberta Rovelli, Giuseppe De Domenico, Roberta Rovelli, Martina Scrinzi, Carlotta Gamba, Orietta Notari, Santiago Fondevila, Rachele Potrich, Anna Thaler, Patrick Gardner, Enrico Panizza, Luis Thaler, Simone Benedetti, Sara Serraiocco, Domenico Ferraioli, Leone Gubert, Romina Cescolini, Fabio Daprà, Maurizio de Florian, Matteo Adriano Delpero, Sabrina Campagna, Melissa Bertolini, Luca Genetti, Maurizio Bontempelli, Pietro Longhi, Paolo Begher, Elio Gregori, Dario Ruffini. Argumento: Maura Delpero. Produção: Maura Delpero, Francesca Andreoli, Santiago Fondevila, Leonardo Guerra Seràgnoli. Fotografia: Mikhail Krichman. Música: Matteo Franceschini. Guarda-roupa: Andrea Cavalletto. Itália / França / Bélgica, 2024, Cores, 119 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário