sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Sobre o filme «Os Delinquentes» de Rodrigo Moreno, 2023



 





























Da Argentina, o ano passado já nos chegara «Trenque Lauquen: Parte I e Parte II» (Laura Citarella, 2023). Um longo filme constituído por duas partes. Dois episódios que se completavam e confundiam um aos outro… Ao estilo David Lynch.

Agora, do mesmo país e também em duas longas partes, chega o filme de Rodrigo Moreno. Decididamente uma comédia de efeitos surpreendentes que dá ao espectador todo o tempo para seguir um enredo que o confundirá e entusiasmará ao longo das suas três horas de exibição. Uma comédia de suspense realizada, no início, como faz Alfred Hitchcock, com uma mochila cheia de dólares surripiados declaradamentee ao som de uma extraordinária banda sonora a lembrar Bernard Herrmann. Para concluir-se como Pedro Almodóvar costuma imaginar, num intrincado movimento de paixões, encantamentos e coloridos musicais. Onde também permanece o laivo de David Lynch, angariando as paisagens americanas (estas agora do Sul) para enquadrar o enredo que segue a volúpia desconexas dos respectivos episódios.

Um enorme filme de puro entretenimento com actores que se afastam da beleza física mas se aproximam da fotogenia pura. Como se vivessem para estar à frente de uma câmara ávida de um argumento louco, livre e fantasioso sob o lema: para quê viver 40 anos aborrecidos a trabalhar se podemos trocá-los por apenas três anos na cadeia e, depois, a vida restante na liberdade definitiva? (E ainda por cima com o eterno sorriso bucólico a pairar!)

 

jef, janeiro 2024

«Os Delinquentes» (Los delincuentes) de Rodrigo Moreno. Com Daniel Elías, Esteban Bigliardi, Margarita Molfino, Germán de Silva, Mariana Chaud, Gabriela Saidon, Cecilia Rainero, Javier Zoro, Lalo Rotavería, Iair Said, Fabian Casas, Adriana Aizemberg. Argumento: Rodrigo Moreno. Produção: Ezequiel Borovinsky e Renata Falcheto. Fotografia: Inés Duacastella e Alejo Maglio. Guarda-roupa: Flora Caligiuri. Argentina / Luxemburgo, 2023, Cores, 180 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário