domingo, 27 de novembro de 2016

sobre o disco «Gisela João» Valentim de Carvalho, 2013

















Elogio a Gisela João.
Será difícil que, com este disco, alguém que não goste de fado passe a gostar. Mais fácil será prever que o primeiro disco da fadista ditará mais algumas achas na grata discussão sobre a renovação, a origem e as consequências do fado e dos novos fadistas. Alguns medirão a cantora e tentarão colocá-la na escala absoluta de Richter, onde se perfilam, santificados, Alfredo Marceneiro, Amália, Beatriz da Conceição, Maria Teresa de Noronha, Carlos Paredes ou Carlos do Carmo (e onde aguardam beatificação Aldina Duarte, Manuela de Freitas ou Camané). Todos sabem que o fado nunca será ciência, será outra coisa muito pouco definida e que se deseja sempre diferente para podermos dizer que é sempre igual, como diria o príncipe de Lampeduza. 

A cantora sabe (sente) bem do facto e a primeira coisa que me surge ao ouvi-la é algo que se diz de Amália: «Ela até canta o fado!». Gisela João, numa fúria emotiva, ataca sem tréguas ou panaceias orquestrais, os fados tristes e menores, os alegres e maiores, os ‘renovados’ com letra de Ary dos Santos, os viras e malhões, o ‘não venhas tarde’, o ‘maldição’ ou a ´casa remax da mariquinhas’. De certo modo, o contralto quebrado da voz, a guitarra portuguesa de Ricardo Parreira e a viola de fado de Tiago Oliveira, piscam o olho (o ouvido) à essência da canção e cobrem-na de uma forte irreverência, agressiva, diria ‘punk’. Por mim, folgo em emocionar-me com um disco sobre o qual deram grande destaque na imprensa e ofereceram enorme expectativa. 

O fado é mesmo assim, tem de ser popular, tem de ser, de certo modo, emocionalmente erudito.

Serve ainda o presente para elogiar, igualmente, o grande fadista e produtor executivo do disco, Hélder Moutinho. A produção e direcção musical: Frederico Pereira.

jef, setembro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário