quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sobre o filme «O Desconhecido do Lago» de Alain Guiraudie, 2013












O silurus e a morte. «Le Déjeuner sur l´Herbe»
A situação é muito clara, a imagem também. Sentados lado a lado, Henri (Patrick d'Assumçao), gordo, melancólico, espera pelo fim das férias e conversa com Franck (Pierre Deladonchamps) que vem decididamente para o engate. As margens pedregosas da albufeira são a plateia ideal para encontros homossexuais. A conversa tem por tema o silurus, peixe-gato, espécie invasora, carnívoro, navegando pelo fundo. O predador pode atingir quatro ou cinco metros e assusta os banhistas que se aventuram até à outra margem. O mote está lançado entre uma hipotética Comédia e uma provável Tragédia. O seu reflexo está no plano de água que tarda em devolver um cadáver. As cenas sucedem-se em repetição, lentamente, tendo como separadores a ondulação da vegetação, das nuvens, da superfície aquática, do crepúsculo. A posição dos automóveis no improvisado parque de estacionamento dá as entradas de cena e incita a intriga a precipitar-se. Todos os personagens são colocados lado a lado. Evitam o campo-contra-campo, não há hierarquia, estão em palco frente ao público que os olha nos olhos e no sexo. Como nos anfiteatros da Grécia Antiga. Franck está inevitavelmente atraído por Michel (Christophe Paou) apesar de tudo sinalizar a sua perigosidade de predador, carnívoro, navegando na obscuridade. Mesmo assim Franck entrega-se não querendo distinguir entre a expectativa e o desejo. As cenas dos encontros sexuais entre Franck e Michel são claras, essenciais para confrontarem o espectador com a irremediável proximidade e a possibilidade do amor. Mas o medo permanece entre os fios da atracção. A noite surge com o aprofundar das investigações policiais, a cargo do inspector Damroder (Jérôme Chappatte), uma de entre as muitas figuras caricaturais que compõem o cenário torpe da busca sexual nas margens do lago. No centro, a Tragédia revela-se sobre Franck, tenta salvar Henri da sua entrega ao sacrifício, foge e esconde-se do predador de fundo. A noite invade-o mas termina a chamar silenciosamente pelo algoz.
Prémio de Melhor Realização na secção Un Certain Regard e Queer Palm na 66.ª edição do Festival de Cannes, um “thriller” escrito e realizado por Alain Guiraudie.

jef, novembro 2013

Sobre o filme «O Desconhecido do Lago» (L'inconnu du Lac) de Alain Guiraudie, 2013. Com Patrick d'Assumçao, Pierre Deladonchamps, Christophe Paou, Jérôme Chappatte. França, 2013, Cores, 97 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário