O musical mais visto em todo o mundo. Desde 1986. Mais de 100 milhões
de pessoas espectadores a verem uma história puramente teatral regressada do romantismo parisiense.
E
percebe-se bem por que razão. Há muito que as árias mais famosas são trauteadas pelos nossos ouvidos e a produção contém requinte nos pormenores e no guarda-roupa,
para além de cantores e actores e músicos e corpo de baile que fazem desta
espécie de opereta um fenómeno encantado.
Nesta versão, existe um pormenor ainda mais destacado, uma cláusula que talvez seja a ignição secreta da história, o seu filão mágico: uma caixa de música tocada por macaquinhos que sustentará todo o enorme arco narrativo desta obra, em flashback (ou analepse).
No início, no leilão, Raoul, já idoso, licita o objecto musical em memória de Christine, recordando ainda o Fantasma, ou melhor, conduzindo-nos misteriosamente até à sua infância enjeitada e enjaulada. Na Ópera, apenas madame Giry conhece a velha história e omite-a, embora seja Christine quem irá conhecer a caixa de música, Christine que será subjugada pelo poder mental e emocional do Anjo da Música.
No final da peça, as memórias do
ser defeituoso, em desespero, surgem como num véu ou num sonho, enquanto ele se
agarra ao som mecânico e metálico dos macaquinhos. Um regresso à infância que
ele nunca terá tido por rejeição materna. Um conto quase psicanalítico baseado
em certos factos míticos ou reais que mantém, ainda hoje, o camarote número
cinco da Ópera de Paris dedicado ao ser desfigurado, mascarado e amorosamente demoníaco.
Enfim, aquela
caixa de música poder-se-ia chamar “Rosebud”
jef,
26 de outubro de 2024
«O
Fantasma da Ópera» (The Phantom of the Opera). Texto: Charles Hart e Richard
Stilgoe. Música: Andrew Lloyd Webber, a partir do romance «Le Fantôme de
l'Opéra» de Gaston Leroux. Produção: Cameron Mackintosh and Really Useful
Theatre. Com Nadim Naadam (Fantasma), Bridget Costello (Christine / Georgia
Wilkinson), Dougie Carter (Raoul), Lara Martins (Carlotta), Arvid Larsen
(Andre), Nicholas Garrett (Firmin), Valerie Cutko (Madame Giry), Matthew
McDonald (Bouquet), Paul Erbs (Monsieur Reyer), Anna Mullan (Meg Giry), Joseph
Claus (Ubaldo Plangi), Jenny Perry (Coro da Opera de Paris), Jack Campbell (dança
direcção). 120 minutos.
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