segunda-feira, 9 de março de 2015

Teatro da Cornucópia «Lisboa famosa (portuguesa e milagrosa) ... »



















Teatro da Cornucópia «Lisboa famosa (portuguesa e milagrosa), cenas lisboetas de autos antigos» (Gil Vicente, Baltasar Dias, Afonso Álvares, alguns anónimos)

Lisboa, a fome e a fama que vêm de longe!

Por vezes, podem as palavras vindas de tempos antanhos ficar a soar diferente aos ouvidos de hoje, talvez incompreensíveis. Mas são palavras fundamentais embora diversas, transformando-se, chegando compreensíveis até nós pela expressão dos corpos dos actores, talvez pela sua dança… Como não entender a conversa entre Lisboa e a Fome, entre a Verdade e a Honra, entre o Centeio e o Milho estrangeiro? Como não sorrir com o ciúme de Santo António pela fama de São Vicente?

Esta é uma peça para quem gosta de Lisboa e das cores e da cenografia deslumbrante de Cristina Reis e da recriação subtil do Tejo e do Cais das Duas Colunas. Para quem não esquece o convívio insubstituível com Luis Miguel Cintra, Luís Lima Barreto e José Manuel Mendes. Para quem não esquece o riso de Sofia Marques e a suspensão no olhar de Rita Durão. Para quem apreciar a nova voz e a nova expressão dramática de Ana Amaral, Guilherme Gomes, Isac Graça, Rita Cabaço e Sílvio Vieira. Três gerações de actores para acarinhar quem, como eu, aprendeu a ver teatro com a Cornucópia, desde os idos de 1974 com «a Ilha dos Escravos» de Marivaux, lá no Capitólio, quando este ostentava ainda umas instáveis escadas rolantes.

É um crime teatral não ir ver e rir e pensar com esta peça! Como gostaria eu de ser dramático sem beliscar o profissionalismo destes que mentem com a verdade, deste superior Luis Miguel Cintra que diz a verdade mefistofélica, ajudado pelas deixas escritas no papel que traz na mão um pouco trémula… Ele mente, sim, dizendo a verdade mais pura! Nós os espectadores e esta cidade de fama e fome é que talvez estejamos doentes!

Viva o Teatro da Cornucópia! Viva Luis Miguel Cintra! Viva Lisboa!


jef, março 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário