sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Sobre o filme «A Caça» de William Friedkin, 1980


 


















 

Em William Friedkin é tão ou mais importante o que fica calado do que aquilo que é olhado, mesmo que as suas imagens sejam impossíveis de esquecer. Aqui, os diálogos parecem estar mais preocupados em ceder o protagonismo ao visual nocturno dos bares gay leather-bondage. As falas, à luz do dia, são entrecortadas por centésimos de segundo parafraseando os policiais americanos da série B ou C, em que o campo-contra-campo parecia ser uma questão exclusiva dos filmes de estilo. Os membros decepados na câmara frigorífica são risíveis. Contudo à noite, no parque, tudo se transforma visualmente, entre a contra-luz e sombras vegetais. Os planos são poéticos.

Steve (Al Pacino) é chamado à brigada de homicídios para descobrir o serial killer que tem vindo a atacar nesse meio, já que possui uma fisionomia próxima da das vítimas. Deixa a namorada Nancy (Karen Allen), sai de casa, muda de identidade e passa a vestir-se de cabedal. E vai tentando obter informações enquanto se apercebe dos códigos existentes naquela comunidade. Talvez até os vá compreendendo. Al Pacino pouco diz mas as imagens sobre as suas expressões ao longo do filme vão fazendo transferir a força das imagens leather-bondage para a eterna dúvida calada que é arrastada por cada ser humano.

Um filme único (à William Friedkin) com um actor extraordinário e que motivou a realização de um outro, «Interior. Leather Bar.» (2013), onde os  realizadores James Franco e Travis Mathews tentam encontrar, enquadrar e reinventar os cerca de 40 minutos de película que Hollywood censurou no filme de Friedkin. Talvez este um trabalho fracassado ou inglório, meio ficção meio reportagem, por vir talvez devassar um filme que não precisa de mais explicações além dos silêncios que Friedkin colocou na personagem de Al Pacino.

 

jef, setembro 2023

«A Caça» (Cruising) de William Friedkin. Com Al Pacino, Paul Sorvino, Karen Allen, Richard Cox, Don Scardino, Joe Spinell, Jay Acovone, Randy Jurgensen, Barton Heyman, Gene Davis, Arnaldo Santana, Larry Atlas, Allan Miller, Sonny Grosso, Ed O'Neill, Michael Aronin, James Remar, William Russ, Mike Starr, Steve Inwood, Keith Prentice, Leland Starnes. Argumento: William Friedkin segundo o romance de Gerald Walker Produção: Jerry Weintraub. Fotografia: James A. Contner. Música: Jack Nitzsche e Egberto Gismonti EUA, 1980, Cores, 102 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário