quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Sobre o filme «Vitalina Varela» de Pedro Costa, 2019















Quando vi este filme lembrei-me de Orson Welles e Sophia de Mello Breyner Andresen. Do primeiro talvez porque recorde «Os Olhos de Orson Welles» de Mark Cousins (2018) que marcava essa indecifrável destreza do realizador em mostrar e manter(-se) oculto, da sua vontade política face à arte contemporânea mas também o seu desejo intrínseco de o fazer pela estética mais pura. Arquitectónica e teatral. Da segunda, talvez por falar-se do centenário do seu nascimento mas por recordar «Sophia de Mello Breyner Andresen», a curta-metragem que João César Monteiro realizou em 1969. Nesses 19 minutos de perícia cinematográfica, o realizador mostra todo o recatado distanciamento, quase aristocrático alheamento, da personagem apesar de se mover quase em exclusivo na intimidade familiar. Também aqui nada é revelado. Apenas a estética da palavra.

Recordei ainda como, numa surpresa assombrosa, vi o filme «Onde Jaz o teu Sorriso?» (2001) no qual Pedro Costa, através do seu olhar silencioso sobre a montagem aguerrida e dissecada do filme «Sicília!» de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub (1999), debruçados eles próprios sobre a mesa de montagem, nos esclarece sobre o último (ou o primeiro) fotograma onde certa personagem desvanece o sorriso. Meticulosamente discutida. Rigorosamente abstracta. Nessa altura, percebi o incompreendido fascínio que o filme dos realizadores franceses me havia provocado.

Também recordei os pintores Vermeer, Hopper, Miró, Goya, Tàpies. O fotógrafo Daniel Blaufuks…

Pedro Costa tem uma ambição “sobre-realista” de nos mostrar a condição humana, a estrutura óssea da cidade injustamente deficiente, a família muscularmente débil, a beleza estrutural das paredes e da pele dos actores. Também Pedro Costa mostra tudo sem nada expor, fazendo-nos íntimos do derradeiro fotograma onde a lágrima de Vitalina transborda sobre o rosto, fotograma onde também estão guardadas, afinal, a raiva, a força, a destreza (a luz!), que se deve ter para reconstruir o telhado da casa devassado pela ventania da sociedade.

jef, novembro 2019

«Vitalina Varela» de Pedro Costa. Com Vitalina Varela, Ventura, José Tavares Borges. Fotografia: Leonardo Simões. Portugal, 2019, Cores, 124 min.

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