quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Sobre o filme «Uma Vida Escondida» de Terrence Malick, 2019
















Interessa-me pouco se as composições cenográficas de Terrence Malick são hiperbólicas, redundantes e resultam em longas diatribes estéticas. A idílica aldeia de Sankt Radegund, na Áustria, início da década dos anos 40 do século passado, é recriada sobre as extraordinárias imagens de propaganda de Leni Riefenstahl. «O Triunfo da Vontade», 1934. O 6° Congresso do Partido Nazi, em Nuremberga. Contra o horror existe a vontade, ou a teimosia, ou o capricho, ou a objecção de consciência do agricultor Franz Jägerstätter (August Diehl), que se recusa a assinar a declaração de lealdade a Hitler, por considerar injusta a pretensão do carrasco e indigna tal violência sobre os inocentes. Franz é mobilizado e continua a recusar a assinatura. É preso e condenado. A sua mulher, Fani (Valerie Pachner), apoia-o até ao último momento contra a comunidade onde vive, contra a moralidade vigente, contra a sua própria solidão. Contudo, Franz não cede e deixa três filhas órfãs e uma série de cartas reais trocadas com Fani, nas quais Terrence Malick se baseia para construir o seu último filme sobre a importância da consciência, da família e da devoção.

A história real é de tal modo “irreal” e ecuménica que, em 2007, o Papa Bento XVI autoriza a beatificação de Franz Jägerstätter. Era o mínimo a fazer contra o esquecimento de um homem teoricamente “santo”. Valeu a pena ver tão belas paisagens, tão simbólicas recriações da dura vida daquelas gentes, conhecer um inacreditável episódio de uma guerra indizível.

Valeu a pena ouvir tão bela banda sonora e ver tão bons actores, entre os quais surge Bruno Granz, militar nazi e juiz, numa das suas derradeiras representações.

jef, janeiro 2020

«Uma Vida Escondida» (A Hidden Life) de Terrence Malick. Com Matthias Schoenaerts, Michael Nyqvist, Bruno Ganz, August Diehl,Valerie Pachner, Matthias Schoenaerts. Fotografia: Jörg Widmer. Música: James Newton Howard. EUA / Alemanha, 2019, Cores, 174 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário