Clint Eastwood retoma o modo do “real herói americano” que o vem
ocupando há muitos. Claro que este filme não o tem como actor, o que faz toda
a diferença, como no último e excecional «Correio de Droga» (2018), onde a
intriga e o suspense maior gira em torno de um velho e bondoso jardineiro que
se torna traficante de droga, personagem vestida por um actor ainda mais velho
que o personagem, sábio, determinado, caridoso, firme.
Contudo, este filme é mesmo muito melhor que aqueles três
filmes que me fizeram crer que um dos grandes realizadores da demanda americana
havia definitivamente desistido da função cinematográfica – «Sniper Americano»
(2014), «Milagre no Rio Hudson» (2016) ou «15:17 Destino Paris» (2018).
Tal como em «Correio de Droga», baseia-se num caso verídico.
Desta vez, um comum jovem americano, Richard Jewell (Paul Walter Hauser)
desejoso de cumprir todas as regras de segurança da nação e integrar
oficialmente as forças policiais americanas, torna-se guarda privado e vai fiscalizar
o recinto de um concerto musical que celebra o início dos Jogos Olímpicos de
Atalanta, em 1996. Encontrando uma bomba, evitou uma tragédia maior. Contudo, o
FBI precisa de um suspeito e os jornais e televisões desejam uma história mais
apimentada e, assim, viram-se contra um jovem que vive só com a mãe, tem armas
em casa,come desenfreadamente e fala pelos cotovelos. O melhor bode expiatório.
E se o filme começa com a cena muito pouco convincente de um
concerto onde se dança a “Macarena”, avança depois e termina de modo estrategicamente
emotivo com a poderosa direcção de um grupo de enormes actores. Só para ver
Paul Walter Hauser, Kathy Bates,
Sam Rockwell, Olivia Wilde e Jon Hamm, vale ir ao cinema!
jef, dezembro 2019
«O Caso de Richard Jewell» (Richard Jewell) de Clint Eastwood.
Com Olivia Wilde, Sam Rockwell, Jon Hamm, Kathy Bates, Paul Walter Hauser. Argumento
baseado no artigo “American Nightmare: The Ballad of Richard Jewell” de Marie
Brenner e no livro de «The Suspect», de Kent Alexander e Kevin Salwen. Música: Arturo
Sandoval. EUA, 2019, Cores, 131 min.
Sem comentários:
Enviar um comentário