sexta-feira, 10 de julho de 2020

Sobre o filme «Crash» de David Cronenberg, 1996






 










Saído do romance de John Ballard, a densa fotografia de Peter Suschitzky e os acordes obsessivos de Howard Shore fazem de «Crash» um dos filmes mais violentamente psicanalíticos de David Cronenberg. A pulsão sexual e a pulsão dramática para a autodestruição estão aqui colocadas de modo tão explícito que o filme surge como uma loa ao interior descarnado da espécie humana, uma ode irrepreensivelmente estética ao fundamento voyeurista da pornografia. Aqui todos querem ver tudo até ao instante final, a começar pelos espectadores. E o instante final (orgástico e feliz) é a morte. Todos a desejam (e se desejam) como desejam a força potencial e cinética dos ferros amalgamados quando o choque frontal se executa. Uma alegoria perfeita à sexualidade fatal, ao desejo de penetração ansiada mas adiada pelo rigor e perfeição encenados. Cronenberg obriga-nos a intensificar o olhar sobre as histórias que querem ser ouvidas; sobre o brilho dos tecidos vestido pelas personagens; sobre o fulgor das carrocerias dos automóveis escurecido pelas trevas que o absorvem e digerem; sobre a pele tatuada ainda em sangue; sobre o desejo ilícito que se processa à revelia da polícia e, por isso mesmo, mais ansiado ainda.

Entre a sensualidade metálica, quase pornográfica, todos se movem no limiar da morte sob um manto de interajuda, intrínseco companheirismo, numa brutal ternura. É esse movimento táctil e afectivo que atrai os corpos e, depois, os liquida, que transforma o filme numa das mais cronenberguianas parábolas sobre os fundamentos da existência humana.  


jef, julho 2020

«Crash» de David Cronenberg. Com James Spader, Holly Hunter, Elias Koteas, Deborah Kara Unger, Rosanna Arquette, Peter MacNeill, Yolande Julian, Cheryl Swarts, Judah Katz, Nicky Guadagni, Ronn Sarosiak, Boyd Banks, Markus Parilo, Alice Poon, John Stoneham Jr.. Argumento David Cronenberg segundo romance de John Ballard. Música: Howard Shore. Fotografia: Peter Suschitzky. EUA, 1996, Cores, 100 min.

 

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