segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Sobre o filme «Primeiro Passa no Exame» de Maurice Pialat, 1978
























Este filme é de uma crueza (não crueldade) de muitos pontos de vista dramática. A sua crueza aproxima-nos sem paliativos da realidade, contudo essa aproximação dramática a cada uma das personagens dá-lhes a ternura que só o teatro permite conceder. A vida não lhes será favorável. O fim da adolescência também não.

Um grupo de estudantes, amigos, aproximam-se de um exame que os poderá levar a uma improvável universidade. Vivem em grupo, por Lens no Norte de França, e, terminadas as aulas, vagueiam entre o enfado de uma vida com os pais de que anseiam fugir e os amores prematuros e fugazes cujo comprometimento não lhes dará um futuro muito radioso.

A câmara de Pialat e a fotografia de Pierre-William Glenn vivem ali perto, no meio deles, também íntimas, pelos cafés atafulhados e os quartos cheios de fumo e suor. Os pais tentam manter uma estratégia silenciosa, falsamente apaziguadora. O desejo é escaparem ao seu controlo mas não possuem armas estratégicas para tal. A tensão é permanente, o tédio também.

A meio, surgiu-me a ideia de estar a ver um filme de Fassbinder, pela época e pelo modo áspero de tratar com humanidade e carinho aqueles seres, tão reais quanto dramáticos, repito. Só que a régua e o esquadro de Fassbinder, aqui estão transformados no rodar permanente de um compasso ébrio, mas igualmente servindo uma narrativa rigorosíssima.

Um filme a não perder! 


jef, agosto 2023

«Primeiro Passa no Exame» (Passe ton bac d'abord...) de Maurice Pialat. Com Sabine Haudepin, Philippe Marlaud, Annick Alane, Patrick Lepcynski, Bernard Tronczak, Michel Caron, Christian Bouillette, Jean-François Adam, Agnès Makowiak, Charline Bourré, Patrick Playez, Muriel Lacroix, Frédérique Cerbonnet, Fabienne Neuville, Aline Fayard, Valérie Chassigneux, Joséphine Lepczynski, François Lepczynski, Stanislawa Tronczyk, Georges Vimard, Patrice Pisula, Pierre Barski, Karine Souppart. Argumento: Maurice Pialat e Arlette Langmann. Produção: Maurice Pialat. Fotografia: Pierre-William Glenn. Música: Voyage. França / Canadá, 1978, Cores, 86 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário