terça-feira, 16 de abril de 2024

Sobre o filme «O Mal Não Está Aqui» de Ryusuke Hamaguchi, 2023


 

















Existe um filme que, para mim, será sempre a referência para o filme maior de pendor “ecologista” (não sabendo eu lá muito bem se podemos aplicar esse adjecivo a um filme). Uma obra-prima que revejo sempre que passa num ecrã grande, entre a comoção estética e a erudição poética. «Dersu Uzala – A Águia da Estepe» de Akira Kurosawa (1974).

Acho que «O Mal Não Está Aqui» não ignora aquela obra e até me parece que, desde as primeiras longas sequências florestais, usa um método contemplativo semelhante. Um modo não tanto de assistir directamemte o ecossistema, antes de colocar o espectador perante o olhar que recai sobre o ecossistema. Aqui, o olhar de Dersu Uzala é substituído pelo do meio-misantropo, meio-façanhudo Takumi (Hitoshi Omika), viúvo que vive na floresta com a sua filha Hana (Ryo Nishikawa). Os dois personagens não se perdem na floresta gelada, conhecem as árvores pelo nome, as aves pelas penas, a vida dos corços pelos bebedouros onde a água líquida rompe o gelo.

A vida na comunidade de Mizubiki é tranquila até que uma empresa de Tóquio apresenta apressadamente a construção de um empreendimento de glamping (campismo chique), aproveitando os subsídios disponibilizados na época do COVID 19. A população reunida numa sessão de esclarecimento promovida pela empresa detecta uma série de erros graves no planeamento que porá em risco o equilíbrio ambiental na região.

A solução parece estar no aliciar de Takumi para consultor do empreendimento, mas o mal disposto e profundo conhecedor da natureza na região não torna tarefa fácil… Até que pequena Hanna desaparece.

É um filme bonito, a abarrotar de boas intensões filosóficas e estéticas, onde a banda sonora (a musical e a outra) é essencial para que o espectador compreenda aquele mundo, mas onde a ingenuidade do confronto das duas sociedades é apresentada quase como um folheto explicativo do que é o ser humano perante a agressividade da sociedade e da própria natureza.

Enfim, acho que tenho de ir ver de novo o «Dersu Uzala» do Kurosawa!


jef, abril 2024

«O Mal Não Está Aqui» (Aku wa sonzai shinai / Evil Does Not Exist) de Ryusuke Hamaguchi. Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura, Yoshinori Miyata, Taijiro Tamura, Yuto Torii. Argumento: Ryusuke Hamaguchi, Eiko Ishibashi. Produção: Satoshi Takada. Fotografia: Yoshio Kitagawa. Música: Eiko Ishibashi. Japão, 2023, Cores, 106 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário