domingo, 28 de abril de 2024

Sobre o filme «Challengers» de Luca Guadagnino, 2024



 





















Claro que este filme é sobre uma partida de ténis interminável (como algumas partidas de ténis podem revelar-se) entre dois amigos, quase rivais: um em fim de tónus desportivo, Art Donaldson (Mike Faist), o outro, Patrick Zweig (Josh O'Connor), um atleta que nunca conseguiu gerir como devia a sua carreira. Entre a rivalidade, a inveja e o companheirismo táctico, coloca-se Tashi Donaldson (Zendaya): mulher intrépida, ex-campeã, treinadora e esposa de Art e, digamos, “ex-amiga” de Patrick.

Entre década e meia das suas vidas desportivas e amorosas, por entre avanços e recuos da narrativa, vamo-nos preparando para a grande final, que pode até não ter fim.

Claro que este filme nem se aproxima da obra-prima de Woody Allen “Match Point” (2005), nem revela a mestria emocional de um jogo e de um jogador como fez Julien Faraut em «John McEnroe: O Domínio da Perfeição» (2018).

O melhor do filme é apresentar-se como uma comédia, por vezes de tonalidade amarga, sem a pretensão de marcar pontos dramáticos, nem confundindo o arco temporal pelo qual narra a história. Também o de oferecer ao ecrã e ao espectador a batalha tripartida entre as três personagens (e os três actores) sem os deixar cair na tentação de tudo descrever.

O pior do filme são os tiques musicais vintage de Trent Reznor e Atticus Ross e o modo de alongar a história com cenas intermináveis, filmadas de cima e de baixo e dos lados, do suor a pingar e da bola amarela a bater no pavimento “envidraçado”, em jeito dos telediscos desaparecidos.

Um filme para ser visto aos domingos.


jef, fevereiro 2024

«Challengers» de Luca Guadagnino. Com Zendaya, Josh O'Connor, Mike Faist, Darnell Appling, Bryan Doo, Shane T Harris, Nada Despotovich, Joan Mcshane, Chris Fowler, Mary Joe Fernandez, A.J. Lister, Connor Aulson. Argumento: Justin Kuritzkes. Produção: Luca Guadagnino, Rachel O'Connor, Amy Pascal, Zendaya. Fotografia: Sayombhu Mukdeeprom. Música: Trent Reznor, Atticus Ross. Guarda-roupa: J.W. Anderson. EUA, 2024, Cores, 114 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário