quarta-feira, 5 de junho de 2024

Sobre o filme «MMXX» de Cristi Puiu, 2023













Muito interessante mesmo como o realizador de «Malmkrog» (2020) se afasta dessa estratégia de oferecer literatura (e leitura) ao cinema, aproximando-se aqui do iniciático «A Morte do Sr. Lazarescu» (2005). Um filme gerado sob a égide das máscaras do COVID 19 numa quase crónica de costumes confinados, quase comédia, quase tragédia, efectuada em quatro estações-episódios separadas por imagens de uma macro-vegetação que tenta esconder a todo o custo as partes do lixo humano. No final, a câmara afasta-se da lixeira-pousio vegetal e concede-nos o olhar, ao longe, de uma família feliz que se afasta passeando serena pelo campo.

Entretanto, a câmara ficara quase parada em dois dos episódios onde nos são narradas as histórias de um questionário-diagnóstico para um sequente tratamento psico-social e, no outro, de uma noite de paixão com a amante de um perigoso mafioso. Na seguinte, a câmara quase enlouquece em torno de uma mesa de cozinha, às voltas sem préstimo de uma batedeira eléctrica desaparecida ou de um internamento de urgência de uma grávida num hospital para COVID. Por fim, no que parece um suicídio duplo, entre velório e estufas precárias, um inspector da polícia entrevista uma mulher prostituta-proxeneta que nos narra (sem máscara) toda a história secreta de uma Roménia que, afinal, é a história de toda a Europa, de emigrantes e desespero.

Cristi Puiu faz da câmara o agente passivo da crónica do Mundo e dos actores, essas entidades que se cruzam, sem tempo, com os minutos sistemáticos vividos (com préstimo) pelas fantásticas criaturas que interpretam.


jef, junho 2024

«MMXX» de Cristi Puiu. Com Bianca Cuculici, Laurentiu Bondarenco, Otilia Panaite, Florin Tibre, Igor Babiac, Roxana Ogrendil, Adelaida Perjoiu, Dorian Boguta, Dragos Bucur, Marin Cumatrenco. Argumento: Cristi Puiu. Produção: Anca Puiu. Fotografia: Ivan Grincenco, Silviu Stavila. Roménia, 2023, Cores, 160 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário