quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Sobre o filme «Poderosa Afrodite» de Woody Allen, 1995













A comédia mais terna e lúdica, mais desconexa, mais inteligente, de Woody Allen. Uma comédia sobre genes trocados e famílias reconciliadas, também sobre traições, adopções e tragédias gregas.

Lenny (Woody Allen) é jornalista num jornal desportivo de terceira categoria e vive com Amanda (Helena Bonham Carter), curadora artística e galerista em ascensão. Adoptam uma criança que traz uns genes de excepção que merecem ser investigados. A mãe biológica é Linda Ash (Mira Sorvino), actriz de filmes pornográficos, prostituta, mas com pretensão a ser cabeleireira… O resto é a imaginação superior de Woody Allen a colocar pelo meio Cassandra (Danielle Ferland), a pessimista, e Tirésias (Jack Warden), o cego vidente, e Jocasta (Olympia Dukakis) e o seu filho Édipo (Jeffrey Kurland) e F. Murray Abraham mandante de um coro grego que, por momentos, anda com alguma dificuldade de comunicação com Zeus!

«Poderosa Afrodite» faz-nos olhar o mundo do amor e do perdão, da desculpa, da dignidade e da bondade, enfim, do humor, como princípios primeiros da humanidade.

jef, janeiro 2019
                                                                     
«Poderosa Afrodite» (Mighty Aphrodite) de Woody Allen. Com Woody Allen, Mira Sorvino, Helena Bonham Carter, Michael Rapaport, F. Murray Abraham, Olympia Dukakis, Peter Weller, David Ogden Stiers, Claire Bloom, Pamela Blair, Jack Warden, Paul Giamatti, Jeffrey Kurland, Jimmy McQuaid, Danielle Ferland. EUA, 1995, Cores, 95 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário