terça-feira, 18 de junho de 2019

Sobre o filme «Todos Sabem» de Asghar Farhadi, 2018






Depois de «Uma Separação» (2011), «O Passado» (2013) ou «O Vendedor» (2016), o iraniano Asghar Farhadi terá ganhado velocidade, fama e dinheiro de produção. Aterra num melodrama policial de cariz e tiques espanhóis, onde Laura (Penélope Cruz) viaja de Buenos Aires até à terriola natal, tipicamente espanhola quanto ao alarido e à alegria (mais um estereotipo do que uma realidade meridional), para participar com os seus dois filhos no casamento da irmã. Aí, reencontra o seu antigo namorado (Javier Bardem). Aí, regressa o seu actual marido argentino Alejandro (Ricardo Darín), chamado em lágrimas. Aí, desaparece a sua filha Irene (Carla Campra) no meio da festa e da chuva. Aí todos serão cinematograficamente acusados, a par e passo, consoante a linha da novela, consoante as pedrinhas da intriga deixadas em tempo pelo realizador no decorrer do filme mas sem prestar muita atenção aos ditames da real verosimilhança. Tudo está bem quando acaba bem ou mal. Tudo está bem porque, afinal, os malfeitores poderão ser ainda acusados, sem nova reviravolta, enquanto os actores se esforçam com todas as forças por circular em planos fechados e cenários um tanto pindéricos, um tanto claustrofóbicos e em repetição.

Quando um mau filme entretém o serão e um bom realizador se perde pelo meio de prémios internacionais e castings pomposos.

jef, junho 2019

«Todos Sabem» (Todos lo Saben) de Asghar Farhadi. Com Penélope CruzJavier Bardem, Ricardo Darín, Bárbara Lennie, Eduard Fernández, Ramón Barea, José Ángel Egido, Carla Campra


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