sexta-feira, 28 de maio de 2021

Sobre o filme «Ao Sabor da Ambição» de Wong Kar Wai, 1988



 























Mesmo antes de entrar na sala, torci o nariz ao título gongórico em português, «Ao Sabor da Ambição», perante a simplicidade do título inglês «As Tears Go By».

No entanto, o realizador desde este que é o seu primeiro filme mostra uma faculdade especial de encantamento narrativo que geralmente é oferecida sobretudo aos pintores. Com ele, tudo é mostrado através de um lado estético, ponderado, sublimado, quase silenciado perante a luz e a banda sonora, quer ela seja musical ou de efeitos ruidosos histriónicos.

E é esta capacidade de silenciar nos momentos emocionalmente mais agudos que cala fundo no espectador e deixa o filme próximo do literário.

E mesmo que o título em português não tenha nada a ver com o filme (que não tem) até lhe fica a matar a um pulp fiction de acção e porrada entre os mafiosos nas ruas de Mongkok, em Hong Kong, em jeito de Kurosawa, Scorsese ou Tarantino. Há muito sangue, ruídos secos, incríveis sobreviventes e um humor inicial inabalável.

Porém, logo sabemos que vai haver um romance inevitável mas impossível entre os dois primos, a bela Ngor (Maggie Cheung) e o chefe de clã, Wah (Andy Lau), pois este tem o dever de protecção, de lealdade e fraternidade perante o tolo “irmão” Fly (Jacky Cheung). E, como será lógico, o caldo irá entornar-se.

E, pelo meio, até poderíamos antever a projecção de um teledisco de longa duração ao som da canção topgun «Take My Breath Away» dos Berlin, agora em versão chinesa. Contudo, é precisamente nessa altura que assistimos a esse beijo, tão terno quanto ardente, na cabine telefónica, que vai levar a história e o sofrimento dos amantes até outra maravilhosa cena, a das lágrimas de Ngor na estação rodoviária.

Só um pedregunho face à literatura e à pintura ficará indiferente a uma história tão divertida e comovente. Tão dramaticamente singular, tão bela. Tão bem contada.


jef, maio 2021

«Ao Sabor da Ambição» (As Tears Go By / Wong Gok ka moon) de Wong Kar Wai. Com Andy Lau, Maggie Cheung, Jacky CheungAlex Man, Ronald Wong, To-Hoi Kong, Ching Wai, Kau Lam, William Chang, Ang Wong, Pa-Ching Huang. Argumento: Jeffrey Lau e Wong Kar Wai. Fotografia: Andrew Lau. Música: Danny Chung e Teddy Robin Kwan. Produção: Alan Tang. Hong Kong, 1988, Cores, 102 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário