sábado, 29 de maio de 2021

Sobre o filme «Dias Selvagens» de Wong Kar Wai, 1990





























Wong Kar Wai é o realizador que filma a penumbra das horas, coisa a que os dicionários costumam dar o nome de nostalgia. Quanto tempo dura um minuto? É muito, é pouco tempo? Dará para ser guardada na memória para sempre?

Assim o diletante e desocupado Yuddy (Leslie Cheung) mede o olhar sobre o mostrador do relógio. É este o símbolo (ou o estigma) do filme que perseguirá Yuddy até ao final, martirizado pelo amor apaixonado de duas mulheres: Su Li-zhen (Maggie Cheung) e Leung Fung-ying (Carina Lau) mas também pelo desamor de duas mães, a adoptiva (Rebecca Pan) e a biológica (Tita Muñoz). E é nesse desacerto que ele parte para as Filipinas.

No entanto, uma certa história é confidenciada em desespero de causa e paixão por Su a um polícia de giro nocturno, Tide (Andy Lau), que se torna seu complacente ouvinte. Mas também este parte, agora como marinheiro, para as Filipinas, levando consigo a história escutada de um pássaro sem patas que só poderia poisar para morrer. Exactamente como o amor.

Será a história que irá aproximar Yuddy e Tide quando se encontram, desamparados, construindo uma irmandade baseada na memória partilhada em diferido.

A belíssima fórmula estética de Wong Kar Wai fá-lo perseguir esta soberba nostalgia decadente, mas quase renascentista, pelos filmes seguintes. Com ele transportará o modo novelesco de fazer saltar as personagens no tempo e no espaço, deixando pontas de ligação entre os filmes, guardando a imagem do amor impossível e das coincidências improváveis assentes no impressionante sotaque romântico.

Foi ele que nos gravou na memória os minutos de beleza dos actores Maggie Cheung e Tony Chiu Wai. Também a fotografia de Christopher Doyle e a inesquecível flutuação fatal e melancólica de Nat King Cole ou Xavier Cugar.

Nunca o suor, as lágrimas e a chuva das noites quentes de Hong Kong foram filmados de forma tão comovente.

Wong Kar Wai ensina-nos a nunca mais esquecer estes 90 minutos de filme.


jef, maio 2021

«Dias Selvagens» (Days of Being Wild / Ah Fei jing juen) de Wong Kar Wai. Com Leslie Cheung, Carina Lau, Andy Lau, Rebecca Pan, Jacky Cheung, Tony Chiu Wai, Tita Muñoz. Argumento: Jeffrey Lau e Wong Kar Wai. Fotografia: Christopher Doyle. Música: Terry Chan. Produção: Candy Leung, Alan Tang, Rover Tang, Wing-Kwong Chan. Hong Kong, 1990, Cores, 90 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário