sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Sobre o filme «Compartimento nº 6» de Juho Kuosmanen, 2021



















A finlandesa Laura (Seidi Haarla) decide viajar de comboio de Moscovo até à cidade branca de Murmansk, situada para lá do Circulo Polar Árctico. Estudante de arqueologia, pretende observar os desenhos (petróglifos) ali gravados há milhares de anos, e fazê-lo na companhia da sua namorada russa, a atarefada Irina (Dinara Drukarova). Contudo esta esquiva-se e Laura prossegue determinada viajando sozinha no compartimento n.º 6. Mas no compartimento instala-se Ljoha (Yuriy Borisov), um jovem mineiro que vai trabalhar para Murmansk. A história assim começa dentro das paredes metálicas, claustrofóbicas e fétidas desse compartimento e conclui-se, mais tarde, no campo gelado do Árctico onde se avistariam os citados petróglifos, caso o Inverno siberiano não aniquile os viventes de agora, tal como o fez aos detidos de Estaline.

Muito pouco se saberá de Laura e de Lloha. E o mais interessante no filme, para além das filmagens num espaço tão exíguo que, depois, se transportam para o infinito espaço branco, é que as duas personagens, Laura e Lloha, se vão definindo por oposição, uma contra a outra, pelo antagonismo suspeito que de início começa por ser uma espécie de quase-thriller de uma rapariga em fuga num espaço sem saída para, aos poucos, se transformar na dúvida de um quase-amor, onde Laura esquece Irina e Lloha um passado que nunca nos será revelado.

Toda a intriga é construída apenas na mente do espectador que é levado a sempre suspeitar de uma tragédia iminente até ao tranquilizador sorriso final de Laura, em formato de simulado happy-end.

Enorme prova de fôlego dramático e físico dos dois actores, Seidi Haarla e Yuriy Borisov, que conseguem transformar em pouco tempo uma tragédia psicológica numa comédia romântica. Ou quase.

jef, dezembro 2021

«Compartimento nº 6» (Hytti nro 6) de Juho Kuosmanen. Com Seidi Haarla, Yuriy Borisov, Dinara Drukarova, Yuliya Aug, Yuliya Aug, Tomi Alatalo, Sergey Agafonov. Argumento: Andris Feldmanis, Juho Kuosmanen, Livia Ulman e Rosa Liksom, a partir do livro desta última. Fotografia: Jani-Petteri Passi. Alemanha / Finlândia / Estónia / Rússia, 2021, Cores 107 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário