terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Sobre a brochura «Albinismo, Razões da Diferença» pela Kanimambo, ONGD

 
































– Kanimambo!

Assim se agradece pelas bandas de Maputo. Bem, quem saiba falar em changana. É ainda uma canção vinda da velha Lourenço Marques, cantada por João Maria Tudela.

Mas Kanimambo, por uma Vida com mais Luz, também é a Associação de Apoio ao Albinismo ONGD que, em Moçambique, leva a cabo acções de apoio médico e esclarecimento sobre esta característica genética que deixa as pessoas tão vulneráveis perante a luz solar e, ainda mais, face ao atavismo pouco esclarecido vindo de crenças anacrónicas e criminosas.

As pessoas com albinismo não são apenas perseguidas pela luz solar, deixando-lhe a pele e os olhos à mercê dos agressivos comprimentos de onda dos raios ultravioleta. São atormentadas por terem a pele mais clara, por estarem mais próximas de fantasmas malfeitores ou de espíritos benfazejos a ser utilizados em pedaços sofridos, como amuletos.

Sobre esta realidade atormentada a associação Kanimambo tem realizado um trabalho maior, ajudando a reverter. Esclarecendo, integrando, divulgando, apoiando clinicamente e educacionalmente.

Só conhecendo se pode apoiar.

A actividade de uma associação como a Kanimambo ONGD tem de ser divulgada!

Procurem e contactem:

https://www.knmb.pt/

https://www.facebook.com/KanimamboONGD

kanimambo@knmb.pt

 

jef, dezembro 2021

1 comentário:

  1. Muito obrigada pelas palavras, continuaremos em frente, o caminho é longo e sem dúvida melhor!

    ResponderEliminar