Imagino que o mundo criado
para o cinema contemporâneo por Wes Anderson deixe muitos espectadores de cara
à banda (entre a perplexidade retórica e a irritada incompreensão narrativa)
com o presente caleidoscópio de encenações, cores, teatralidade plástica, sucessão
imparável de cenas, partição do ecrã, histórias paralelas ou consecutivas.
Eu aprendi de modo encantado a olhar os
filmes do realizador como o fazia em criança para os filmes musicais que ia ver
com a família. Se não percebia tudo, de tudo gostava. De «Hello Dolly» (Gene Kelly, 1969) a «My Fair Lady» (George
Cukor, 1964); de «Oliver!» (Carol Reed, 1968) a «Chitty Chitty Bang Bang (Ken
Hughes, 1968) ou «Mary Poppins» (Robert Stevenson, 1964).
Neste caso, a música permanece centrada na batuta do prolífero Alexandre
Desplat e a voz na narradora é de Anjelica Huston. Dois pontos de exclamação para
o meu entusiasmo!!
Depois, essa teatralidade
em convocar para a boca do palco uma centena de actores de primeira água que se
habituaram a edificar este género de comédia visual. Banda desenhada, circo ou
vaudeville?
E se falamos em
irritação, como terá sido a recepção em Cannes (e todos sabemos quanto os
franceses são ciosos até aos dentes da sua própria nomenklatura!) quando viram
logo à segunda cena uma cópia directa (e devota) do prédio onde mora «O Meu
Tio» de Jacques Tati (1958)? Sobe as escadas um empregado de alguma pâtisserie
de Ennui-sur-Blasé, sans blague, para levar o aperitivo ao director da americana “French
Dispatch”, Arthur Howitzer, Jr. (Bill Murray).
Seguiremos deste modo, numericamente, as páginas do suposto último número da revista. As crónicas de arte
e cultura, de política, de gastronomia e do crime ou do obituário.
Quem se entretém e
deleita com os pormenores de Wes Anderson em jeito de bric-à-brac de uma
construção que parece impossível de pôr em cena tem aqui outra fantástica
obra (musical) de inteligente e perplexa diversão.
jef, novembro 2021
«Crónicas de França do
Liberty, Kansas, Evening Sun» (The French Dispatch) de Wes Anderson. Com Anjelica
Huston, Timothée Chalamet, Elizabeth Moss, Jeffrey Wright, Adrien Brody, Willem
Dafoe, Christoph Waltz, Benicio Del Toro, Owen Wilson, Saoirse Ronan, Edward
Norton, Frances McDormand, Mathieu Amalric, Bill Murray, Tilda Swinton, Léa
Seydoux, Lyna Khoudri, Steve Park. Fotografia: Robert D. Yeoman. Música:
Alexandre Desplat. Argumento: Wes Anderson, Jason Schwartzman, Roman Coppola,
Hugo Guinness. Produção: Wes Anderson, Jeremy Dawson, Steven Rales. EUA, 2021,
Cores, 103 min.
Sem comentários:
Enviar um comentário