quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Sobre o filme «Crónicas de França do Liberty, Kansas, Evening Sun» de Wes Anderson, 2021









































Imagino que o mundo criado para o cinema contemporâneo por Wes Anderson deixe muitos espectadores de cara à banda (entre a perplexidade retórica e a irritada incompreensão narrativa) com o presente caleidoscópio de encenações, cores, teatralidade plástica, sucessão imparável de cenas, partição do ecrã, histórias paralelas ou consecutivas.

Eu aprendi de modo encantado a olhar os filmes do realizador como o fazia em criança para os filmes musicais que ia ver com a família. Se não percebia tudo, de tudo gostava. De «Hello Dolly» (Gene Kelly, 1969) a «My Fair Lady» (George Cukor, 1964); de «Oliver!» (Carol Reed, 1968) a «Chitty Chitty Bang Bang (Ken Hughes, 1968) ou «Mary Poppins» (Robert Stevenson, 1964). Neste caso, a música permanece centrada na batuta do prolífero Alexandre Desplat e a voz na narradora é de Anjelica Huston. Dois pontos de exclamação para o meu entusiasmo!!

Depois, essa teatralidade em convocar para a boca do palco uma centena de actores de primeira água que se habituaram a edificar este género de comédia visual. Banda desenhada, circo ou vaudeville?

E se falamos em irritação, como terá sido a recepção em Cannes (e todos sabemos quanto os franceses são ciosos até aos dentes da sua própria nomenklatura!) quando viram logo à segunda cena uma cópia directa (e devota) do prédio onde mora «O Meu Tio» de Jacques Tati (1958)? Sobe as escadas um empregado de alguma pâtisserie de Ennui-sur-Blasé, sans blague, para levar o aperitivo ao director da americana “French Dispatch”, Arthur Howitzer, Jr. (Bill Murray).

Seguiremos deste modo, numericamente, as páginas do suposto último número da revista. As crónicas de arte e cultura, de política, de gastronomia e do crime ou do obituário.

Quem se entretém e deleita com os pormenores de Wes Anderson em jeito de bric-à-brac de uma construção que parece impossível de pôr em cena tem aqui outra fantástica obra (musical) de inteligente e perplexa diversão.


jef, novembro 2021

«Crónicas de França do Liberty, Kansas, Evening Sun» (The French Dispatch) de Wes Anderson. Com Anjelica Huston, Timothée Chalamet, Elizabeth Moss, Jeffrey Wright, Adrien Brody, Willem Dafoe, Christoph Waltz, Benicio Del Toro, Owen Wilson, Saoirse Ronan, Edward Norton, Frances McDormand, Mathieu Amalric, Bill Murray, Tilda Swinton, Léa Seydoux, Lyna Khoudri, Steve Park. Fotografia: Robert D. Yeoman. Música: Alexandre Desplat. Argumento: Wes Anderson, Jason Schwartzman, Roman Coppola, Hugo Guinness. Produção: Wes Anderson, Jeremy Dawson, Steven Rales. EUA, 2021, Cores, 103 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário